Goiânia, 27 de abril de 2017    




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(28/04/2012) Idtech apresenta primeiras ações no HGG durante reunião de chefias

Coordenadores e assessores da organização social também esclareceram as obrigações e metas do contrato de gestão com Secretaria do Estado de Saúde, nesta sexta-feira, dia 27, no auditório do hospital. Médicos elogiaram postura do Instituto

Durante reunião das chefias do Hospital Alberto Rassi (HGG) nesta sexta-feira, dia 27 de abril, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) apresentou o balanço do primeiro mês à frente da gestão da unidade de saúde. Os coordenadores e assessores da organização social, além de esclarecerem os principais pontos do contrato, informaram os próximos passos para a melhoria na assistência aos usuários. No espaço para questionamentos, gerentes e diretores do hospital destacaram as expectativas em relação ao novo modelo administrativo e elogiaram a postura do Instituto, quanto à transparência e credibilidade.

A reunião das chefias, que ocorre mensalmente no auditório do hospital, contou com a participação de 65 diretores, gerentes e coordenadores. A apresentação foi iniciada com o assessor jurídico do Idtech Juscimar Ribeiro, que fez os esclarecimentos em relação ao contrato firmado entre a organização social e Estado. “O Instituto, vencedor do chamamento público, baseou sua proposta na visão e na missão do hospital. Nosso trabalho é cumprir com os objetivos propostos pela própria Secretaria de Saúde”, revela. Ele também deixou claro que o hospital continuará 100% público e não atenderá convênios ou planos de saúde. “A única porta de entrada dos usuários é o Sistema Único de Saúde, o SUS”, explica.

Outro ponto que tem deixado dúvidas, apesar do posicionamento claro do Idtech em relação ao assunto, é a situação dos servidores. O assessor jurídico reforçou mais uma vez que a proposta do Idtech é o aproveitamento integral do quadro de colaboradores. “O Instituto aposta na força de trabalho dos funcionários públicos que há anos se dedicam ao HGG”, disse. Sobre o uso dos recursos repassados pela Secretaria de Saúde, Juscimar Ribeiro informou que está em contrato a obrigatoriedade da prestação de contas, com os relatórios contábeis e financeiros, de cumprimento de metas, entre outros. O Idtech presta contas também para os órgãos de controle, como Ministério Público, Tribunal de Contas e Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). “E vai mais além, publicando todos os contratos na seção Transparência de seu site institucional para que todos tenham acesso”, disse.

Contribuição
O coordenador de gestão hospitalar do Idtech, Marcelo Rabahi, mostrou que as primeiras ações já refletiram na assistência ao usuário, mas que muito ainda preciso ser feito. Para isso, é preciso a contribuição das chefias. “Procurem o Idtech para conversar sobre qualquer solicitação ou projeto”, disse. O médico alertou para a necessidade das solicitações de compras serem feitas de forma detalhada, com as especificações necessárias, para que não ocorram perdas de materiais e insumos.

Marcelo Rabahi revelou que o projeto arquitetônico para a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já está pronto. As obras serão iniciadas assim que autorizado pela Secretaria de Estado da Saúde e Vigilância Sanitária. A previsão é que até o final do ano dez novos leitos sejam inaugurados, amenizando assim o grave problema da falta de vagas na UTI.

Estrutura
O diretor-administrativo do HGG, Alessandro Purcino, explanou sobre as medidas estruturais já adotadas no hospital. A manutenção do ar condicionado central, o conserto dos autoclaves, revisão das redes de alta tensão, confecção de rouparia de emergência, substituição dos vidros quebrados foram alguns dos exemplos. “Também iniciamos a força-tarefa esta semana que culminou em mais de 250 tipos de consertos, que permitiu reativar 22 leitos”, informou. Para ele, os problemas hidráulico, elétrico e predial se tornaram verdadeiros entraves, que refletiam indiretamente em outras atividades do hospital.
Proatividade

O coordenador de Regulação Assistencial do Idtech, Rafael Nakamura, destacou o nível de competência dos profissionais que atuam na unidade referência do Estado. “O HGG tem um corpo clínico invejável. Nenhum hospital privado em Goiás reúne tantas especialidades médicas. O que é motivo de orgulho para cada um que está aqui, também gera uma grande responsabilidade”, disse.

Rafael Nakamura informou que o Idtech vai buscar a certificação e acreditação do HGG. Para a melhoria nos processos e fluxos do hospital, destacou a importância da comunicação. Segundo ele, as ações devem partir também do corpo clínico. “Precisamos ter uma postura proativa, dar o feedback necessário e trocar ideias para a evolução do trabalho que já é desenvolvido”, explicou.

Reconhecimento
No momento dos questionamentos, o chefe de divisão de Clínica Médica, Antônio Ximenes, fez um retrospecto das fases administrativas do HGG e revelou que, havia muita preocupação sobre qual organização social passaria a gerenciar o hospital. “Nossa expectativa era em torno da credibilidade dessa OS. Quando o Idtech ganhou ficamos satisfeitos, porque o Instituto tem demonstrado ser transparente e isso é muito importante”, disse.

Antônio Ximenes sugeriu ainda que as reuniões sejam “verticais”, de forma que as chefias pudessem dar o feedback esperado. “Esperamos que os problemas sejam resolvidos com maior autonomia e rapidez, diretamente com o Idtech”, disse. O neurocirurgião Carlos Drummond contou sua primeira experiência com o Instituto. Ao promover o workshop sobre radiofrequência no último sábado, dia 21, o especialista ficou satisfeito com o apoio dado pelo Instituto, na transmissão simultânea dos procedimentos realizados do centro cirúrgico para o auditório. “Tudo foi feito com agilidade”, elogiou.


Fonte: IDTECH / HGG








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  • Idtech apresenta primeiras ações no HGG durante reunião de chefias
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