Goiânia, 21 de agosto de 2017    




Notícias

(28/04/2012) Taxa de ocupação da Clínica Cirúrgica chega a 98% no HGG

Após gerenciamento do Idtech, Hospital Alberto Rassi está bem próximo de atingir capacidade máxima de internação. Índice é recorde na unidade de saúde

De fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012, o Hospital Alberto Rassi (HGG), registrou uma média de ocupação da Clínica Cirúrgica de 71%, segundo informações da Coordenação de Enfermagem. Esta semana, a unidade de saúde comemora um número inédito: 98% dos leitos estão ocupados. O aumento de 27 pontos porcentuais é resultado de uma série de ações desenvolvidas pela Organização Social contratada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que passou a gerenciar o hospital a partir da segunda quinzena de março.

De acordo com o diretor geral do HGG, André Braga, o gerenciamento e a experiência do Idtech já contribuíram para aumentar a produtividade do hospital. “Nunca essa marca de ocupação foi atingida”, revelou. O conserto da Central de Ar Condicionado, a manutenção das autoclaves, a reativação de equipamentos fundamentais como os aspiradores cirúrgicos (apenas dois estavam funcionando, agora são dez) e a contratação de uma plataforma eletrônica de compras para agilizar o abastecimento de remédios e insumos foram algumas das ações executadas que resultaram no aumento do número de internações.

O aumento da taxa de ocupação também é reflexo do aumento do número de cirurgias. Nos primeiros 30 dias do hospital sob a gerência do Idtech, o número de cirurgias realizadas superou em 20,47% a média dos meses de março e abril do ano passado. Enquanto do dia 16 de março até o dia 16 de abril de 2012 foram realizadas 353 cirurgias, a média dos meses de março e abril do ano passado foi de 293.

O coordenador de Regulação Assistencial do Idtech, Rafael Nakamura, explica que, os consertos realizados no início da gestão do Instituto, principalmente o ar condicionado e dos aspiradores garantiram o aumento da taxa de ocupação, pois possibilitaram o aumento das cirurgias. “Outros problemas de infraestrutura estão sendo resolvidos com a força-tarefa iniciada nesta segunda-feira, dia 23. Dessa forma, o índice de suspensão de cirurgias por problemas operacionais cairão consideravelmente”, disse.

O coordenador explica ainda que o know how do Idtech na área de gestão de pessoas também contribuiu para o aumento da produtividade da Clínica Cirúrgica. Segundo ele, ao otimizar os processos, ao aumentar o controle da carga horária dos profissionais e ao fiscalizar e gerenciar as vagas oferecidas pela unidade, o Instituto está aos poucos implantando uma nova política de trabalho em favor dos usuários do SUS.


Fonte: IDTECH / HGG





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700