Goiânia, 25 de maio de 2017    




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(02/05/2012) Usuários reconhecem melhoria na emissão de chequinhos no HGG

Idtech, organização social responsável pelo Hospital Alberto Rassi, em parceria com a Secretaria de Saúde de Goiânia, conseguiu amenizar o tumulto das filas no primeiro dia útil do mês

Primeiro dia útil do mês, um velho problema: longas filas para a emissão de vale-exames, os chequinhos, nas unidades de saúde de Goiânia. No Hospital Alberto Rassi – HGG foram adotadas medidas para tentar amenizar o sofrimento dos que esperam pela autorização. O objetivo foi alcançado e os usuários afirmaram que as filas estavam mais organizadas e o atendimento mais educado e ágil. Os resultados foram conseguidos por meio de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que está gerenciando o hospital, e a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), responsável pela oferta de vagas.

“Melhorou muito. Pela primeira vez vejo que as filas estão organizadas, os idosos estão sentados e tem gente orientando os pacientes”, disse a auxiliar de serviços gerais Lindamar de Oliveira Lemos. A usuária do SUS, que faz tratamento contra a dor na coluna há oito anos no HGG, lembra que antes, a área próxima aos guichês de emissão de vale-exame era muito tumultuada e que “mal se conseguia respirar”. “Espero que continue assim”, deseja.

O aposentado Vilmar Luis da Silva, também notou a melhora. “Agora todo mundo espera sentado e não fica sem saber para onde ir. É perceptível que até a limpeza do hospital ficou melhor”, ressalta. Foram disponibilizadas 45 cadeiras que foram dispostas em fileiras para manter a ordem de chegada do usuário. Além disso, o Idtech deslocou três agentes “Conte Comigo”, para fazer o acolhimento e organizar a fila. Esta equipe foi apoiada por mais cinco funcionários da SMS, que contribuíram na orientação dos pacientes.

“Hoje está ótimo. Faço tratamento no HGG há um ano e antes nos tratavam como animais. As pessoas estão bem mais educadas e agora nos tratam como seres humanos”, disse a também auxiliar de serviços gerais Nivani Alves. Segundo ela, o tempo de atendimento também melhorou. “A fila está andando”, constata.

No mês passado, também em conjunto com a SMS, o Idtech já havia tomado providências para tentar reduzir as filas. Os guichês foram mais que duplicados, de dois para cinco e a velocidade de conexão à internet também foi aumentada de 128k para 512k, o que reduziu o tempo médio de emissão dos chequinhos para 4 minutos. “O Idtech está fazendo o possível para dispensar um atendimento de melhor qualidade”, observa o coordenador de Regulação Assistencial do Idtech, Rafael Nakamura.

Embora não tenha conseguido extinguir as filas, pois essa é uma questão de demanda – pelo menos mil pessoas recorrem ao HGG no primeiro dia útil do mês em busca da autorização de exames – o Idtech procurou humanizar o atendimento. “Estamos aos poucos identificando os gargalos e implantando as melhorias. No próximo mês, a proposta é reduzir ainda mais o tempo de espera”, revela o coordenador. Ele explica que o Instituto não pode interferir na oferta de vagas, que cabe à SMS.

Fonte: IDTECH / HGG






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