Goiânia, 23 de julho de 2017    




Notícias

(18/05/2012) Hospital Alberto Rassi – HGG sedia cirurgia inédita para tratar hérnia de disco

Procedimento, que utiliza endoscopia para remover o disco que causa a dor no nervo ciático, nunca foi feito em Goiânia, nem na rede privada. A cirurgia será realizada na tarde deste sábado, 19 de maio, durante a Jornada Goiana de Neuroendoscopia

O Hospital Alberto Rassi – HGG sedia na tarde deste sábado, dia 19 de maio, a partir das 14 horas, uma cirurgia inédita em Goiânia, mesmo na rede particular e hospitais conveniados a planos de saúde, para tratamento de hérnia de disco, a chamada dor ciática. Dor persistente ao longo do nervo ciático, o mais longo do corpo, esta dor se inicia na região lombar, passa pelas nádegas e vai até os pés. É causada pela compressão da raiz nervosa por uma hérnia de disco (o disco intervertebral é uma estrutura existente entre as vértebras da coluna. A saída de fragmentos dos discos formam as hérnias). O procedimento consiste na remoção, por meio de endoscopia, do disco que provoca a dor. A vantagem é que o procedimento é pouco invasivo (a incisão não ultrapassa um centímetro) e a anestesia é local, o que favorece portadores de comorbidades, doenças relacionadas.

A cirurgia será realizada como parte da programação da Jornada Goiana de Neuroendoscopia (ver programação anexa), aberta às 8h45 desta sexta-feira, dia 18 de maio, no Anfiteatro Professor Raul Conde do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – III, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus Samambaia (Campus II). O evento, que será promovido pela Sociedade Goiana de Neurocirurgia (SGN), abordará também o uso da endoscopia para remoção de cistos e tumores do cérebro. O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) apoia o evento por meio do Hospital Alberto Rassi – HGG, que, a partir deste evento torna-se o centro de formação continuada de médicos para técnicas avançadas de cirurgia de coluna.

Todos os ortopedistas de coluna e neurocirurgiões do corpo clínico do hospital foram convidados a participar da Jornada, que tem a coordenação científica do chefe da Seção de Neurocirurgia e chefe do Serviço de Pós-Graduação em Coluna do HGG, Carlos Drummond. Participarão como palestrantes especialistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além do especialista americano, Kai Uwe Lewandrowski. Além da cirurgia no HGG, que será transmitida em tempo real do centro-cirúrgico para um telão instado no auditório da unidade hospitalar, a programação da jornada inclui palestras durante toda a sexta-feira e um procedimento em cadáver no sábado pela manhã, na Faculdade de Medicina.

Carlos Drummond destaca a importância de o HGG sediar um evento como este e enaltece a visão do Idtech, de fomentar a disseminação de modernas técnicas cirúrgicas. No dia 21 de abril, foi realizado no Hospital workshop nacional sobre tratamento da dor lombar. Cinco pacientes foram submetidos a procedimentos de Rizotomia Pulsátil da Raiz Lombar, intervenção em que agulhas são introduzidas na coluna, no local exato onde ocorre a dor, e, por meio de radiofrequência ou microondas emitidas por um gerador, bloqueiam o estímulo causador da sensação de dor.

“Queremos consolidar nacionalmente a imagem do HGG como centro de excelência em ensino, pesquisa científica e atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, salienta Marcelo Rabahi, coordenador de Gestão Hospitalar do Instituto. “Esse é um dos itens da proposta que resultou na seleção da nossa instituição como gestora do HGG em chamamento público realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).”

Baixe o arquivo associado e veja a programação.


Fonte: IDTECH / HGG








ARQUIVOS ASSOCIADOS:






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700