Goiânia, 22 de julho de 2017    




Notícias

(18/05/2012) Secretário de Saúde reúne-se com Conselho de Excelência do HGG

Primeira reunião com conselheiros ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 17 de maio. Discutiram-se pontos do contrato de gestão com o Idtech e a qualidade da assistência ao usuário no Hospital Alberto Rassi

O Conselho de Excelência do Hospital Alberto Rassi – HGG teve sua primeira reunião nesta quinta-feira, dia 17 de maio, na Secretaria de Estado da Saúde. O secretário da pasta, Antônio Faleiros, e os coordenadores do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) esclareceram pontos do contrato de gestão entre o Estado e a organização social, assinado há cerca de dois meses. Conselheiros também discutiram sobre a qualidade da assistência ao usuário e o papel do Conselho para a melhoria dos serviços prestados na unidade de saúde.

O Conselho de Excelência do HGG foi instituído na quarta-feira, dia 18 de maio, por meio de decreto assinado pelo governador Marconi Perillo. É composto por membros da classe médica, da sociedade civil organizada, do meio acadêmico, clérico e do Judiciário goiano. Será responsável pelo acompanhamento das metas do contrato de gestão com o Idtech. “É um Conselho inédito no Estado, para contribuir com o trabalho desenvolvido pela organização”, disse o secretário de Saúde, Antônio Faleiros.

O conselheiro Nion Albernaz, ex-prefeito de Goiânia, preocupou-se com as condições dos equipamentos e com questões de recursos humanos. “Minha experiência na administração pública me ensinou que o bom funcionamento de uma unidade de saúde depende essencialmente do funcionário. Mas este só trabalha bem se ele tiver condições para isso”, ressaltou.

O coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, explicou que, foi feito um diagnóstico do HGG e a maior parte dos equipamentos hospitalares está em boa condição. Quanto aos funcionários, a proposta do contrato de gestão é o aproveitamento dos servidores públicos, mas que existe um déficit no quadro de pessoal, que será gradualmente suprido. As contratações em regime de CLT são feitas após processo seletivo simplificado.

Os conselheiros também discutiram aspectos gerais da saúde em Goiás. “Vemos com frequência ambulâncias e micro-ônibus de outros estados trazendo pacientes para fazer tratamento aqui”, disse o conselheiro Valterli Guedes, presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI). O coordenador do Idtech explicou que o HGG é uma unidade regulada, ou seja, não sofre com a chegada imprevista de usuários de outros Estados. “Os pacientes são encaminhados pela Central de Regulação de acordo com as vagas disponibilizadas pelo hospital”, disse.

O conselheiro Antônio Carlos Ximenes, diretor clínico do HGG, desabafou que, apesar de ser um hospital de “portas fechadas”, a unidade não têm portas de saída. “Quando o paciente recebe o tratamento diferenciado no hospital, ele não quer voltar para os Cais e Ciams”, explicou. O médico criticou a falta de resolução na rede básica, que deveria ter pelo menos 90% de resolutividade, evitando que casos simples cheguem até o hospital que tem como proposta ser de média e alta complexidade.

Ao final da reunião, a minuta do Regimento Interno do Conselho de Excelência foi lida e teve os esclarecimentos do assessor jurídico do Idtech, Juscimar Ribeiro. “A minuta foi formulada de acordo com a proposta feita pelo Governo do Estado e com as considerações do governador. O papel do Conselho é no sentido de fazer o acompanhamento das metas, a ligação entre Estado e Idtech, apoiar o trabalho que está sendo feito e sugerir ações para o aprimoramento destas metas”, explicou o advogado.

A minuta será avaliada pelos doze conselheiros, que levará suas emendas e, ou alterações na próxima reunião, marcada para 1º de junho, às 8 horas, no HGG. Foi deliberado que as reuniões do Conselho ocorrerão ordinariamente uma vez por mês, no próprio hospital.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700