Goiânia, 24 de outubro de 2017    




Notícias

(21/05/2012) Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM

Evento promovido pelo movimento Nós Podemos Goiás, no dia 17 de maio, na Acieg, contou com a presença de lideranças de instituições públicas e privadas, além de representantes do terceiro setor

O 1º Fórum dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) em Goiás reuniu mais de 80 pessoas no auditório da Acieg, na manhã da última quinta-feira, dia 17 de maio. Entidades do terceiro setor, instituições públicas e empresas privadas da Capital e do interior conheceram um pouco mais das metas instituídas internacionalmente para um mundo mais justo e igualitário. Na ocasião, o movimento Nós Podemos Goiás, responsável pelo evento, lançou os novos canais de comunicação: blog, Twitter e Facebook.

Os canais de comunicação foram mais um passo dado para o fortalecimento do Nós Podemos Goiás, movimento apartidário, ecumênico e plural que tem como objetivo divulgar os ODM no Estado. Confira os endereços abaixo. A expectativa do coordenador geral Alexsandro Jorge de Lima, representante do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), é a adesão de mais voluntários e, consequentemente, sejam desenvolvidas novas ações voltadas para o cumprimento das metas do milênio.

O Fórum também teve o papel de informar o que está sendo feito no Estado e no Brasil nas áreas da responsabilidade social e ambiental. “É preciso acreditar que cada um, nas instituições em que trabalhamos, pode implantar ações em benefício ao próximo. Temos ótimos exemplos, mas é grande a quantidade de empresas que não envolvem nenhum dos seus colaboradores nestas causas”, disse Alexsandro. O coordenador encerrou seu discurso com um vídeo do Hebert de Souza, o Betinho, sociólogo que inspirou o movimento nacional Nós Podemos. No vídeo, o sociólogo conclama “Nós temos condições de mudar o país. Mas é preciso ter confiança que essa mudança vai partir de nós.”

Mundial
O secretário da Presidência da República, Ubirajara Augusto, explicou 191 países se aderiram ao compromisso dos oito objetivos do milênio, que deverão ser cumpridos até 2015. O representante do Governo Federal ressaltou a importância da municipalização dos ODM. “Os municípios que tiverem como plano de ação as metas do milênio estarão empregando uma linguagem mundial”, explica.

Segundo Ubirajara Augusto, as práticas de responsabilidade social e de sustentabilidade podem ser simples. Deu como exemplo o Projeto Nascer Cidadão, desenvolvido pelo Idtech em parceria com a Secretaria de Saúde de Goiânia, em que profissionais de enfermagem visitam as mães e seus bebês nascidos em unidades conveniadas ao SUS para agendar a consulta pós-parto e dar orientações sobre os cuidados com a criança. Este projeto foi semi-finalista do Prêmio ODM Brasil.
Educação

A vice-presidente da Acieg, Marília Vecci, ressaltou que o setor produtivo está atento aos princípios da responsabilidade socioambiental e compreende a necessidade de implantar as projetos em prol dos ODM. “A Associação, mais do que abrir as portas para um evento como este, ela é atuante nesse movimento e continuará contribuindo para o fortalecimento das ações em nosso Estado”, discursou.

A vice-reitora da Universidade Estadual de Goiás, Eliana França, destacou a participação da Acieg também no movimento Todos pela educação. “Qualquer questão dos ODM passa pela educação. Só com educação podemos chegar aos objetivos previstos até 2015”, disse. Ela ressaltou que a universidade tem o compromisso permanente com o movimento Nós Podemos e que toda sociedade tem “obrigação” com as metas do milênio.

Goiás
A chefe de gabinete de Gestão e Interlocução dos Movimentos Sociais, Ivânia Fernandes, ressaltou que o Governo do Estado tem trabalhado com coerência em suas políticas públicas para o cumprimento das metas do milênio. “Tudo na vida só acontece por meio de parcerias. Gosto em especial do oitavo objetivo, que diz ‘todos trabalhando pelo desenvolvimento’, o que é a soma de todos os outros objetivos”, disse.

A palestrante convidada pelo Nós Podemos, Janelle Neri, elogiou a atuação do grupo em Goiás. “Vou levar as experiências daqui para outras cidades”. Consultora do Instituto de Governança Social de Belo Horizonte e articuladora do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, Janelle ministrou uma palestra sobre a gestão prática dos ODM.

“Os governantes precisam utilizar os indicadores para conseguir avançar em suas políticas públicas e o terceiro setor precisa ser mais eficiente, identificando também a realidade e trabalhando em cima de números”, disse Janelle. A consultora destacou ainda que o brasileiro é o que melhor consegue driblar problemas sociais graves, pois saber utilizar a criatividade.


Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM
  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM
  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM
  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM
  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM
  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM
  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM
  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM
  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM
  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM
  • Mais de 80 pessoas participam do Fórum ODM





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700