Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(29/05/2012) Cirurgiões plásticos do HGG participam de mutirão no Amapá

Os médicos Roberto Kaluf e o residente Yuri Nascimento fizeram procedimentos para corrigir deformidades na face e reconstruir o couro cabeludo de pessoas que sofreram acidentes em embarcações

O trabalho desenvolvido pelo Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Alberto Rasi – HGG tem ultrapassado os limites do Estado. Na primeira quinzena deste mês, o médico Roberto Kaluf, preceptor de Residência Médica em Cirurgia Plástica, e o residente (R-3) Yuri Nascimento participaram do Mutirão de Cirurgias Reparadoras para Vítimas de Escalpelamento, realizado no Amapá.

A ação, coordenada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pelo Governo do Amapá e pela Defensoria Pública daquele Estado, foi desenvolvida com o objetivo de corrigir deformidades na face e reconstruir o couro cabeludo em pessoas que sofreram acidentes no momento em que trabalhavam em embarcações.

Roberto Kaluf informa que esse tipo de agravo – denominado escalpelamento – é muito comum em populações ribeirinhas, que utilizam o rio diariamente como meios de transporte e de sobrevivência. Na maioria das vezes, explica o médico, o cabelo comprido enrosca-se no eixo da embarcação, causando a deformidade.

A equipe que participou do mutirão foi composta por 54 cirurgiões plásticos. Além dos dois médicos de Goiás, compuseram o grupo profissionais de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Roberto Kaluf avalia que a participação na ação em benefício das vítimas, todas carentes, proporciona ao mesmo tempo o aprendizado e a troca de experiências entre os componentes da equipe. Além disso, contribui para o resgate da autoestima das pessoas que sofreram o escalpelamento.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700