Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(29/05/2012) Diretor do HGG é homenageado pela CâmaraMunicipal de Goiânia

André Luiz Braga recebeu diploma de honra ao mérito porfazer parte, como anestesiologista, da equipe do Hospital Materno Infantil queé referência mundial em cirurgia de separação de gêmeos siameses

Em sessão especial realizada nesta segunda-feira, dia 28 demaio, a Câmara Municipal de Goiânia, prestou homenagem à equipe do HospitalMaterno Infantil que, sob coordenação do médico Zacharias Calil Hamú, éreferência mundial em cirurgias de separação de gêmeos siameses. O anestesiologistaAndré Luiz Braga, diretor-geral do Hospital Alberto Rassi – HGG, fez parte dogrupo de homenageados por ter coordenado a equipe de que cuidou da sedação dos pacientes.Realizada no Auditório Jaime Câmara, às 20 horas, a sessão foi proposta pelovereador Rusembergue Barbosa(PRB).

Em seu discurso, Rusembergue ressaltou que a sessão era umademonstração de reconhecimento da Câmara e da sociedade goianiense ao trabalhomagnífico de toda essa equipe que faz história no dom divino de salvar ereabilitar vidas humanas. “São vidas preciosas de crianças, que nasceram unidaspor seus corpos, mas que são separadas para terem novas perspectivas e chancesde vida, por meio de cirurgias realizadas por esses profissionais da mais altaqualidade”, destacou o vereador, afirmando que esse trabalho projeta Goiânia eo Estado de Goiás além de nossas fronteiras.

O médico Zacharias Calil emocionou os presentes ao fazer lembrar-sedos desafios que enfrentou para formar sua equipe nas condições precárias doHospital Materno Infantil, em 1999. Neste ano foram separadas as siamesasLarissa e Lorrane, de Santo Antonio de Goiás. Hoje, o trabalho do grupo éreconhecido internacionalmente. A última cirurgia foi divulgada em 45 países,entre os quais, Japão, França, Canadá, Alemanha e China. Nos Estados Unidos,uma cirurgia deste porte custa cerca de um milhão de dólares, enquanto que aquié feita gratuitamente, em um hospital público.

Além de Zacharias Calil e de André Luiz Braga, 41profissionais foram homenageados com o diploma de Honra ao Mérito. Da listafizeram parte médicos, enfermeiros, nutricionistas, além de colaboradores como,por exemplo, o cinegrafista João Batista da Silva, da TV Serra Dourada, que temdocumentado todas as cirurgias realizadas pela equipe coordenada por Dr.Zacharias Calil.

A sesssão especial foi presidida pelo vereador JoãozinhoGuimarães (PRB). A mesa solene foi composta pelo superintendente executivo daSecretaria Estadual de Saúde, Halim Girade, a presidente do Conselho Regionalde Enfermagem, Maria Salete Silva; o deputado federal Jovair Arantes; o presidentedo Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado deGoiás (Fieg), Antonio Almeida; o secretário estadual de Cidadania e Trabalho, HenriqueArantes, e o coordenador geral da Organização das Voluntárias de Goiás, AfrêniGonçalves. André Luiz Braga também fez parte da mesa.

Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700