Goiânia, 22 de novembro de 2017    




Notícias

(04/06/2012) HGG apresenta plano de gerenciamento de resíduos

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 8 horas, técnicos detalharão o cronograma de ações na área ambiental e de controle de infecção hospitalar relacionado ao PGRSS

No Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, às 8 horas, será apresentado o cronograma de implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Hospital Alberto Rassi – HGG, no auditório da unidade de saúde. O plano foi traçado com o objetivo proteger os trabalhadores do hospital, preservar a saúde pública, os recursos naturais e o meio ambiente. As estratégias e o cronograma serão detalhados pelo engenheiro ambiental do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Daniel Régis, e pela chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Andrea Inês Spadeto Aires, para os colaboradores que serão envolvidos no processo.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento que vai apontar e descrever as ações relativas ao manejo dos resíduos gerados, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como a proteção à saúde. As medidas deverão estar de acordo com as legislações em vigor e precisa ser aprovado pela Vigilância Sanitária.

De acordo com o engenheiro ambiental Daniel Régis, o plano começará a ser desenvolvido neste mês, com o diagnóstico situacional, que será feito em parceria com o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. “Já foram identificados alguns erros no processo de manuseio e descarte de lixo dentro da unidade, que estão sendo corrigidos pontualmente. Com o diagnóstico, será possível implantar medidas mais aprofundadas, garantindo a segurança do trabalhador”, explica.

De forma permanente, uma comissão formada por colaboradores e técnicos ambientais e de Controle de Infecção hospitalar vai acompanhar o desenvolvimento do plano dentro do Hospital Alberto Rassi. Serão promovidas também campanhas entre os trabalhadores da unidade de saúde para a cooperação para com o plano e a disseminação das regras instituídas para o descarte e manuseio dos resíduos. “Estas ações precisam ser de forma continuada, de modo que se mude a cultura dos trabalhadores em prol da limpeza e da preservação ambiental no HGG”, disse Daniel Régis.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700