Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(06/06/2012) Secretário de Saúde de Goiânia confere melhorias feitas no HGG

Elias Rassi visitou o Hospital nesta terça-feira, dia 5 de junho, e disse que Idtech é uma instituição séria com tradição em gestão de saúde. O secretário conferiu de perto a ampliação da oferta de exames pelo Hospital em parceria com a Fidi e a SES

Na manhã desta terça-feira, dia 5 de junho, em sua primeira visita ao Hospital Alberto Rassi – HGG, o secretário municipal de Saúde, Elias Rassi, elogiou as medidas adotadas pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) com vistas à melhoria das condições de atendimento na unidade hospitalar. “O Idtech é uma instituição séria, que tem uma tradição na gestão em saúde”, disse, ressaltando que o Instituto atua como parceiro do município na gestão do Teleconsulta, serviço de agendamento de consultas por telefone para usuários da rede municipal, além de outros projetos. A visita foi acompanhada por colaboradores do HGG e por integrantes do Conselho de Excelência do Hospital, entre os quais, o médico Luiz Rassi.

O diretor do Complexo Regulador de Goiânia, Fernando Machado, destacou a importância para os usuários da ampliação de vagas de exames pelo Hospital. Fernando Machado assinalou que os oito exames que serão ofertados pelo Hospital por meio da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) e da Secretaria Estadual de Saúde tinham grande demanda reprimida na rede. Ele lembrou que em alguns dos casos – enema opaco, para diagnóstico de lesões no intestino, e radiografia de esôfago-estômago-duodeno – o município vinha tentando sem sucesso contratar prestadores de serviço.

Fernando Machado diz que a dificuldade surgiu porque são exames realizados com uso de contraste e desde que foram registradas mortes provocadas por intoxicação com uma marca do produto, nenhum prestador quis mais realizar o serviço para o SUS. “Apenas o Hospital das Clínicas ofertava algumas poucas vagas e isso contribuía com o aumento das filas nos postos de emissão de vales-exames.” Os exames já começaram a ser realizados e para ter acesso às vagas o usuário do SUS terá de seguir a rotina do sistema para o acesso a qualquer tipo de exame, ou seja, mediante pedido do médico.

Durante a visita, foram apresentados também ao secretário, dados relativos à produção cirúrgica e taxas de ocupação do HGG. Foi mostrado que desde que o Idtech assumiu o Hospital foram realizadas 871 cirurgias, 17% a mais que as 723 realizadas no mesmo período de 2011. E ainda, que neste período, houve redução de 31,5% no número de cirurgias suspensas (260 em 2012 contra 178 em 2011). A taxa de ocupação no hospital também evoluiu. Em maio de 2011, era de 81,02% para os leitos de Clínica Médica e 68,41% para os de Clínica Cirúrgica. Em maio deste ano foi de 90,80% e 78,54%, respectivamente.

O número global de exames realizados também cresceu, de 4.071 em janeiro, para 5.139 em abril. Importante frisar em relação à ampliação da oferta, será disponibilizada uma cota de 196 vagas ao mês de 8 tipos de exames diferentes de média complexidade. O secretário municipal de Saúde demonstrou confiança na gestão do Idtech e ressaltou a importância de novas parcerias, para ampliação da oferta de outros atendimentos aos usuários do SUS.

O coordenador de Regulação Assistencial do Idtech, Rafael Nakamura, assinalou que a oferta dos exames é uma conquista para usuários do SUS. Ele comentou que assim que soube pela Secretaria Municipal de Saúde da necessidade dos exames para a rede, a coordenação do Idtech procurou articular a oferta, para o que contou com a parceria fundamental da Fundação Instituto de Pesquisa e Diagnóstico por Imagem (FIDI) e da SES. Rafael Nakamura destacou que a intenção do Idtech é ampliar a oferta da assistência pelo Hospital, buscando sempre atender as carências da rede. Pensamento este compartilhado pela FIDI, que já está se preparando para ofertar novos exames, como ecodopler, que usa ondas ultrasonográficas para avaliar de fluxo sanguíneo do coração.


Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Secretário de Saúde de Goiânia confere melhorias feitas no HGG
  • Secretário de Saúde de Goiânia confere melhorias feitas no HGG
  • Secretário de Saúde de Goiânia confere melhorias feitas no HGG
  • Secretário de Saúde de Goiânia confere melhorias feitas no HGG
  • Secretário de Saúde de Goiânia confere melhorias feitas no HGG
  • Secretário de Saúde de Goiânia confere melhorias feitas no HGG





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700