Goiânia, 17 de dezembro de 2017    




Notícias

(02/07/2012) Vale-exame é distribuído sem transtorno no Hospital Alberto Rassi

Aumento do número de colaboradores e computadores e disponibilização de cadeiras garantem atendimento mais ágil e humano ao usuário

Centenas de pessoas que se dirigiram nesta segunda-feira, 2 de julho, ao Hospital Alberto Rassi – HGG tiveram a oportunidade de receber o vale-exame emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) de forma ágil, sem a ocorrência de transtornos e formação de longas filas, mesmo com a paralisação do Hospital das Clínicas, que também faz a emissão das autorizações. O atendimento célere e humanizado foi possível graças a iniciativas desenvolvidas pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) para pôr fim ao problema que se repetia a cada primeiro dia útil do mês, quando tem início a distribuição das autorizações para os exames.

O assessor técnico do Idtech, Daniel Regis de Oliveira Ribeiro, informou que o atendimento ao usuário teve início às 5 horas. Para que estas pessoas não esperassem em pé, foram colocadas 90 cadeiras. Todas as pessoas que esperavam do lado de fora da unidade hospitalar foram convidadas a entrar e a sentarem-se. Por volta das 5h40, todas já estavam dentro da unidade.

Sensibilizados com o drama vivenciado por centenas de pessoas que esperavam várias horas em pé, muitas vezes sob o sol, chuva ou no frio, para ter acesso ao vale-exame, os coordenadores do Idtech firmaram um termo de cooperação técnica com a SMS. Pelo acordo, a Organização Social disponibilizou-se em começar o atendimento mais cedo, direcionar colaboradores para atuar no apoio à atividade e aumentar o número de computadores usados exclusivamente no serviço. Já a SMS comprometeu-se em enviar para o hospital um número maior de servidores responsáveis pela emissão do vale-exame.

A quantidade de atendentes aumentou de 3 para 5. Já os colaboradores responsáveis pelo agendamento de exames no próprio hospital subiu de 2 para 3. O número de terminais de computadores passou de 5 para 7.

Além da adoção dessas medida, o Idtech direcionou para o Hospital Alberto Rassi dois colaboradores que exercem a função Conte Comigo, responsáveis por auxiliar o usuário, repassar informações, priorizar o atendimento aos idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, organizar filas e direcionar o paciente à seção na qual será assistido. "Pretendemos, por meio dessas medidas simples e ao mesmo tempo essenciais, garantir um atendimento eficaz, mais rápido e mais humano", acentua Daniel Regis.

O vale-exame – chamado pela população de chequinho – é distribuído pela SMS a partir do início de cada mês em postos instalados em diversas unidades de saúde. Além do Hospital Alberto Rassi – HGG, há postos no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, Santa Casa de Misericórdia e em todos os Centros de Assistência Integral à Saúde (Cais) e em Centros Integrados de Assistência Médico-Sanitária (Ciams).

Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700