Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(03/07/2012) Projeto de inclusão cultural leva grupo para assistir companhia de balé Scala de Milão

Idtech promove a segunda edição do Plateia Social nesta quarta-feira, dia 04 de julho, no Teatro Rio Vermelho, às 21 horas. Espetáculo Giselle promete seduzir público que nunca assistiu uma apresentação de dança

Com mais de 200 anos de tradição, a companhia de balé Teatro Scala de Milão fará uma apresentação única em Goiânia, nesta quarta-feira, dia 4 de julho, no Teatro Rio Vermelho, às 21 horas. O espetáculo Giselle promete seduzir toda a plateia, em especial um grupo de pessoas que nunca tiveram acesso ao teatro ou assistiram uma apresentação de dança. Trata-se de mais uma edição do projeto de inclusão cultural Plateia Social, de iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), em parceria com a produtora Cia de Sucessos, responsável por trazer a apresentação para o Estado e com o Castro’s Hotel.

O grupo de 30 pessoas foi selecionado pelos técnicos sociais do Idtech que atuam no Residencial Jardins do Cerrado, empreendimento construído para a população de baixa renda ou que moravam em áreas de risco em Goiânia. Esta será a segunda edição do Projeto Plateia Social. No dia 22 de junho, vinte pessoas foram ao teatro pela primeira vez assistir a peça Dona Flor e seus dois maridos, obra do escritor baiano Jorge Amado, que contou com a interpretação de Duda Ribeiro, Fernanda Vasconcelos e Marcelo Faria, no Teatro Madre Esperança Garrido.

Os beneficiados pelo Plateia Social receberão do Idtech, além do convite cedido pela produtora Cia de Sucessos para assistir a apresentação de dança, um informativo sobre a companhia Scala de Milão, fundado em 1813, para servir às óperas da mais famosa casa de canto lírico do mundo. O texto será discutido em uma oficina cultural bem dinâmica e integrativa, durante a passagem do grupo pelo Castro’s Hotel, que gentilmente oferecerá um lanche para os participantes. A coordenadora do projeto, Lili Moreira, vai fazer um breve relato sobre a peça Giselle, que teve sua estreia mundial em 1841, em Paris. É a história de uma jovem camponesa, vítima do amor doentio de um conde que se faz passar por um lenhador para conquistar a moça.

O projeto

O projeto Plateia Social prevê levar pessoas que nunca assistiram a uma produção cultural para teatros, cinemas, galerias de arte, museus e espaços para shows musicais. O objetivo é beneficiar grupos heterogêneos, formados por pessoas de todas as idades, de baixa renda, e ou, que moram em regiões de difícil acesso.

Números do Ministério da Cultura mostram que a grave exclusão cultural no Brasil. Apenas 14% da população brasileira vai regularmente aos cinemas, 96% não frequenta museus, 93% nunca foi a uma exposição de arte, e 78% nunca assistiu a um espetáculo de dança ou teatro.

O Plateia Social é mais uma iniciativa de responsabilidade socioambiental do Idtech, organização social goiana voltada para o gerenciamento de projetos nas áreas da saúde, assistência social, meio ambiente, entre outras, além do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e inclusivas.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700