Goiânia, 21 de outubro de 2017    




Notícias

(13/07/2012) Plateia Social leva 20 beneficiários do Minha Casa, Minha Vida ao teatro

Na terceira edição de seu mais recente projeto de responsabilidade social, Idtech viabiliza, neste sábado, dia 14 de julho, o acesso de moradores do Residencial Jardins do Cerrado 7 e outros bairros da cidade ao espetáculo A História de Nós Dois

O projeto Plateia Social, ação de responsabilidade social do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) que tem o objetivo de promover a inclusão pela arte, proporciona neste sábado, dia 14 de julho, a um grupo de 20 pessoas a oportunidade de assistir uma peça de teatro reconhecida nacionalmente. A terceira edição do Projeto terá como atração A História de Nós Dois, considerado o melhor espetáculo de 2009 pelo jornal O Globo e indicado ao Prêmio Shell como melhor texto. Moradores do Residencial Jardins do Cerrado 7, residencial construído pela Prefeitura com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida, e de outros bairros da cidade assistirão gratuitamente a peça, em cartaz no Teatro Madre Esperança Garrido.

Assim como ocorreu em suas duas primeiras edições, o projeto Plateia Social buscará com este espetáculo, interpretado pelos astros globais Alexandra Richter (a Sônia, da novela Cheias de Charme) e Marcelo Valle (de Paraíso Tropical e Celebridade), levar arte a pessoas culturalmente excluídas. Grande sucesso de crítica e de público, a peça está há quase três anos em cartaz. Escrita por Lícia Manzo e dirigida por Ernesto Piccolo, a produção foi exibida em dezenas de cidades conquistando mais de 300 mil espectadores. Comédia romântica, A História de Nós Dois retrata o cotidiano de um casal, Edu e Lena, que se descobre multiplicado em seis personagens.

O grupo de 20 pessoas foi selecionado pelos técnicos sociais do Idtech. A maioria reside no Residencial Jardins do Cerrado 7, onde o Idtech atua em outro projeto, o Projeto de Intervenção de Trabalho Técnico Social (PITTS). Desenvolvido pelo Idtech para a Caixa Econômica Federal, instituição financeira que liberou o financiamento dos imóveis do bairro, o PITTS prevê o acompanhamento social aos adquirentes das moradias subsidiadas. A proposta é auxiliar as famílias a se adaptarem nas novas moradias e se fixarem no bairro, formando uma verdadeira comunidade.

Nas duas primeiras edições do Projeto Plateia Social foram beneficiadas 50 pessoas. Vinte pessoas assistiram no dia 22 de junho a peça Dona Flor e seus dois maridos, obra do escritor baiano Jorge Amado, que contou com a interpretação de Duda Ribeiro, Fernanda Vasconcelos e Marcelo Faria, também no Teatro Madre Esperança Garrido. Outras 30 pessoas assistiram o espetáculo Giselle com a companhia de balé Teatro Scala de Milão. Além da Cia de Sucessos o Idtech contou com parceria do Castro´s Park Hotel que gentilmente ofereceu o lanche na segunda edição.

Nesta terceira edição, os ingressos para os convidados do projeto Plateia Social foram cedidos pela produtora Cia de Sucessos em parceria com a empresa Bradesco Seguros. Eles serão buscados no Residencial Jardins do Cerrado em transporte especial e após o espetáculo, como de praxe, serão levados a um restaurante para o tradicional lanche, desta vez, o Bob´s do Araguaia Shopping. Este momento de confraternização é a oportunidade que a coordenação do projeto tem para repassar informações e conversar um pouco sobre o espetáculo. Um texto com dados sobre a peça, os autores e os atores será distribuído nesta oficina integrativa e dinâmica.

Até agora, o Plateia Social focou no teatro, mas o projeto prevê edições em cinemas, galerias de arte, museus e shows musicais, entre outros. O público beneficiado é formado por grupos heterogêneos, de pessoas de todas as idades, de baixa renda, e ou, que moram em regiões de difícil acesso. A ideia é ampliar o acesso à cultura, da qual encontra-se excluída uma importante parcela da população brasileira. De acordo com o Ministério da Cultura, apenas 14% da população brasileira vai regularmente aos cinemas, 96% não frequenta museus, 93% nunca foi a uma exposição de arte, e 78% nunca assistiu a um espetáculo de dança ou teatro.

Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700