Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(31/07/2012) Idtech apoia programação da Semana Mundial da Amamentação

Instituto patrocinou exposição sobre aleitamento materno, que será lançada no Hospital e Maternidade Dona Iris às 9 horas desta quarta-feira, 1º de agosto, e folder que será distribuído aos visitantes da mostra e nas unidades de saúde.

Em Goiânia, todos os bebês nascidos de partos custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já saem da maternidade com a primeira consulta médica marcada. O agendamento é feito por técnicas de enfermagem do Projeto Nascer Cidadão, no Teleconsulta. Como instituição que idealizou, estruturou e gerencia o Teleconsulta e mantém esta parceria que visa o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança e o aleitamento materno, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) participa a partir desta quarta-feira, dia 1º de agosto, das atividades da Semana Mundial da Amamentação, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

O objetivo da campanha, que continua até o dia 7 de agosto, é incentivar a prática do aleitamento materno exclusivo desde a primeira hora de vida até os seis meses de idade em todas as situações, além de sensibilizar os profissionais quanto à importância da amamentação. Neste sentido, é fundamental a garantia de acesso à primeira consulta para o bebê e também para a mãe nos primeiros dez dias de vida da criança. Na unidade de saúde, a mãe poderá tirar suas dúvidas com o médico, ser orientada por enfermeiras e técnicos e ter ajuda quanto à forma correta de amamentar seu bebê.

O tema da Semana deste ano é “Entendendo o passado, planejando o futuro: Comemorando 10 anos da Estratégia Global OMS/Unicef para Alimentação Infantil e da Criança Pequena”. A abertura do evento acontecerá no Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris (HMMI) às 9 horas, com o lançamento de uma mostra de fotos sobre o tema, patrocinada pelo Idtech. Em 16 painéis serão mostradas fotos de mães amamentando seus filhos e frases alertando sobre a importância desse ato para o bom desenvolvimento do bebê. A mostra será levada também ao Paço Municipal de Goiânia, ao Shopping Flamboyant e à Maternidade Nascer Cidadão.

Um café da manhã será oferecido para a imprensa e autoridades. Na oportunidade, serão homenageadas com flores as mães que tiveram as fotos escolhidas para compor a mostra. O Idtech patrocinou também o convite da exposição e um folder para ser distribuído aos visitantes e nas unidades de saúde. O material, que remete a participação do Instituto no Movimento Nós Podemos Goiás, que incentiva o cumprimento de duas metas relacionadas ao aleitamento materno – a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde materna – fala sobre as vantagens de amamentar, tira dúvidas das mães e dá dicas sobre a melhor forma de alimentar o bebê.

Durante a Semana, as Unidades de Atenção Básica a Saúde da Família (UABSF) também participarão do evento. Médicos, enfermeiros, nutricionistas e cirurgiões-dentistas vão ministrar palestras e oficinas sobre aleitamento materno com grupos de gestantes e puérperas. Alusiva à Semana, campanha lançada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) traz como slogan “Amamentar hoje é pensar no futuro”.

Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700