Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(31/07/2012) Idtech contrata plataforma eletrônica de compras para órteses e próteses e cadastra fornecedores

Ferramenta adotada com sucesso nas aquisições de medicamentos e insumos será utilizada também no alto custo. Treinamento de fornecedores para usar o recurso, que será ativado em 10 de agosto, será realizado nesta quarta-feira, dia 1º

Desde que o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), assumiu a gestão do Hospital Alberto Rassi – HGG, todos os medicamentos e insumos da unidade hospitalar são adquiridos por meio de uma plataforma eletrônica de compras. O sistema, apontado por especialistas de direito administrativo como uma ferramenta para o combate à corrupção em contratos com a esfera pública, torna mais ágil os processos de compra e prioriza a transparência, além de proporcionar economia de até 70% dependendo do item. Deu tão certo que o Idtech adota agora uma plataforma específica para compra de órteses, próteses e materiais especiais.

Um treinamento para fornecedores regionais, sobre como funciona a plataforma, será realizado a partir de 10 horas desta quarta-feira, dia 1º de agosto, no auditório do HGG. Serão duas turmas: uma das 10 horas ao meio dia e outra das 13 às 15 horas. Foram convidados representantes de todas as 65 empresas do ramo existentes na Região Centro-Oeste. No País, a plataforma conta com 800 fornecedores cadastrados, mas só 15 são regionais.

A intenção é dar publicidade à plataforma e incentivar a participação das empresas. “Queremos ampliar o leque de empresas de Goiás e Estados vizinhos, porque a partir do dia 10 de agosto, todas as compras do HGG serão feitas utilizando o recurso”, explica o coordenador de Regulação Assistencial do Idtech, Rafael Nakamura. O treinamento será ministrado pelo implementador Fabrício Bingre, que tirará dúvidas dos fornecedores já inseridos e mostrará como funciona o sistema aos candidatos a participar.

As órteses, próteses e materiais especiais ou OPMEs são insumos de alto custo, utilizados em cirurgias altamente especializadas nas áreas de cirurgia geral, entre as quais, a cirurgia bariátrica (para obesidade mórbida), ortopedia, urologia e cirurgia vascular. Na área de ortopedia, por exemplo, as OPMEs são empregadas no tratamento cirúrgico de lesões de joelho, quadris, coluna e sequelas de fraturas. Na área de urologia, auxiliam na desobstrução de vasos periféricos.

Há cerca de três semanas foi operada no HGG uma paciente que sofria de um aneurisma na artéria renal. Considerado raríssimo, o caso demandou a aquisição de uma endoprótese ao custo de R$ 19 mil reais. O procedimento permitiu que fosse preservado o rim da paciente, garantindo a ela uma recuperação mais rápida e qualidade de vida após a cirurgia. Com a plataforma, a expectativa do Idtech é atender os pacientes do HGG, todos usuários do SUS, com um melhor custo benefício para a rede pública.

As plataformas eletrônicas de compras são sites de desconto ao contrário. No site de desconto, as empresas oferecem porcentuais de abatimento dos preços ao comprador. Na plataforma, o comprador cadastra seu pedido e os fornecedores que fazem parte do pool de empresas inscritas apresentam seus preços. Vence o menor, respeitando as especificidades do pedido. A cotação é feita sem contato do comprador com o fornecedor ou entre os fornecedores e liberada do menor preço para o maior preço, somente ao final do prazo estabelecido pelo adquirente.

A plataforma adquirida pelo Idtech é a OPMEnexo, da Bionexo, utilizada em mais de 600 unidades de saúde no Brasil, entre eles, Rede Sarah, Albert Einstein e Sírio Libanês. “O processo é muito transparente, pode ser auditado a qualquer tempo e os relatórios das compras realizadas, emitidos em tempo real, sem contar a economia, que varia de acordo com o produto e o momento”, comenta Fabrício Bingre. Além disso, todas as empresas inscritas na plataforma têm controle sanitário.

Idtech
Organização social de direito privado, sem fins lucrativos, o Idtech consolidou-se como gestor de projetos nas áreas da saúde, assistência social, educação e meio ambiente. O Instituto foi escolhido pelo primeiro chamamento público para a transferência de gestão dos hospitais estaduais da Secretaria de Estado da Saúde. O Hospital Alberto Rassi – HGG está sendo administrado desde o dia 16 de março pela Organização Social, que obteve a melhor avaliação técnica comparada as outras três entidades concorrentes.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700