Goiânia, 21 de novembro de 2017    




Notícias

(07/08/2012) Dona de casa reencontra o Teatro com o projeto Plateia Social

Integrante de um grupo de 18 pessoas, mãe de 11 filhos que só assistiu um único espetáculo teatral na vida, Edimê Pires reencontrou o prazer de estar diante de um palco no espetáculo Hermanoteu na Terra de Godah, no Teatro Rio Vermelho no sábado, 4 de agosto

Edimê Barbosa Pires, de 72 anos, foi ao teatro uma única vez em toda a sua vida. Assistiu a um espetáculo de humor no Teatro Goiânia e gostou muito. Mas nunca mais teve oportunidade de frequentar ambientes como estes. A vida difícil da dona de casa, mulher de um lavrador, mãe de 11 filhos, não permitia esses luxos. Na noite de sábado, dia 4 de agosto, dona Edimê reencontrou o prazer de estar diante de um palco. E não foi um reencontro qualquer.

Moradora de um residencial construído pelo poder público para abrigar pessoas que sempre viveram em casas alugadas ou cedidas ou que foram transferidas de áreas de posse e risco, a dona de casa participou do Projeto Plateia Social. Desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Projeto promove a inclusão social por meio do acesso à cultura. No total já foram beneficiadas 180 pessoas, 18 delas na última edição, com a peça Hermanoteu na Terra de Godah, que esteve em cartaz no Teatro Rio Vermelho.

Integrante do grupo, dona Edimê ficou encantada com a oportunidade. O grupo foi transportado em uma van especialmente contratada pelo Idtech do Residencial até o teatro, com direito a parada no Castro’s Park Hotel para um lanche. “Foi tudo maravilhoso. Fomos tratados com muito carinho”, disse a dona de casa, com toda razão. Olavo de Castro Machado de Araújo, gerente geral do hotel fez questão de, pessoalmente, dar boas vindas ao grupo, recepcionado na Sala Anturius, gratuitamente, em uma ação de Responsabilidade Social do estabelecimento em parceria com o Idtech.

Para dona Edimê, que separou-se do marido aos 58 anos e não quis nenhum bem ao sair do casamento, recomeçando sua vida do zero, ao ponto de ter de contar com a doação de uma casa pela Prefeitura para ter onde morar, o espetáculo, pela crítica política, foi instrutivo. “Eu aprendi que a Política de hoje não tem muita transparência. No geral, os políticos ficam em uma dança das cadeiras e defendem apenas os seus próprios interesses.”

Religiosa, a dona de casa não se preocupou com as piadas picantes da peça, que revisita passagens da Bíblia. Na história, o pacato Hermanoteu recebe a missão divina de guiar seu povo à Terra de Godah. Ele peregrina por anos a fio e, no caminho, esbarra em personagens como Cleópatra e Jesus. “A única coisa que não gostei foi de fazerem chacota com Jesus. No mais, foi tudo muito bom.”

Na edição de sábado, o Projeto Plateia Social contou, além da parceria com o Castro’s Park Hotel, com a parceria da Cia de Sucessos, que doou parte dos ingressos. “Uma próxima edição já está programada para domingo, dia 12 de agosto, às 18 horas, no Parque da Criança, com O Circo dos Amores Impossíveis, um dos dez espetáculos de arte circense do 3º Festival Palhaçada, que acontece entre os dias 10 e 19”, anuncia a coordenadora do Projeto, Lili Moreira.

Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700