Goiânia, 28 de maio de 2017    




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(15/08/2012) Teleconsulta é finalista do Prêmio E-GOV 2012

Um dos 105 incritos ao Prêmio, o serviço de teleagendamento de consultas para usuários do SUS concorrerá na categoria e-Serviços Públicos com outros 19 projetos

Confirmado. A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, serviço da Secretaria de Saúde de Goiânia projetado, estruturado e gerenciado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) é finalista do Prêmio E-GOV 2012. O serviço de teleagendamento de consultas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foi selecionado entre 105 inscritos e integra a lista dos 20 finalistas desta edição do Prêmio.

A entrega dos trofeus aos 9 contemplados será no dia no dia 19 de setembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul, durante a a solenidade de abertura da 40ª Edição do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop) 2012. Estarão presentes os responsáveis pelos 20 trabalhos finalistas. Palestras sobre as 9 iniciativas premiadas serão apresentadas no Secop, compondo a grade da programação técnica do evento.

O Prêmio E-GOV foi criado em 2002, pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP, e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Entregue anualmente, desde então, tem como objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais. O Prêmio E-GOV tem também o propósito de divulgar as iniciativas que, com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, contribuem para modernizar a gestão pública em benefício do cidadão brasileiro.

Como em 2011, o Teleconsulta novamente foi o único projeto de Goiás selecionado para o Prêmio E-GOV. Serão premiados quatro projetos na categoria e-Administração Pública e quatro na categoria e-Serviços Públicos, na qual concorre o Teleconsulta. Um projeto receberá o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico. Até hoje, cerca de 90 trabalhos, oriundos de quase todos Estados do Brasil, tiveram seu mérito reconhecido, por meio do prêmio ou de menções honrosas.

Inaugurado em 2006, o Teleconsulta comemorou no dia 4 de agosto seis anos de existência. O serviço ampliou o acesso ao médico e democratizou e humanizou o agendamento de consultas básicas não-emergenciais de clínica médica, ginecologia e pediatria para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nestes seis anos de funcionamento, o Teleconsulta agendou cerca de 4 milhões de consultas e já chegou atingir a marca de mais de 70 mil consultas num único mês.
Antes do sistema, eram marcadas em torno de 30 mil consultas básicas de ginecologia e obstetrícia, pediatria e clínica médica, por mês, com um efetivo de 307 médicos. Hoje são marcadas em média 50 mil consultas com 265 médicos em atividade. Ou seja, atende-se 50% mais do que na fase inicial, com um número menor de profissionais, um ótimo custo X benefício.

As consultas são de hora marcada, com um prazo máximo de 7 dias, com prioridade para quem precisa ou é protegido por lei. Idosos, gestantes, crianças e pacientes com sintomas considerados de risco tem prioridade. Esses atendimentos são agendados para até 24 ou 48 horas.
Integrado ao Projeto Nascer Cidadão, programa de agendamento da primeira consulta pós-parto para mães e bebês nascidos em maternidades públicas e conveniadas com o SUS, o Teleconsulta garante esse atendimento nos primeiros dez dias de vida do bebê. Tanto a mãe, quanto o bebê já saem do hospital com as consultas marcadas.


Fonte: IDTECH / HGG






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