Goiânia, 21 de agosto de 2017    




Notícias

(06/09/2012) Reorganização do CTI do HGG é aplaudida em reunião do Conselho de Excelência

Conselheiros respaldaram as mudanças promovidas pela coordenação do serviço, que em menos de um mês já promoveu um enorme ganho de qualidade no atendimento aos pacientes em tratamento intensivo

Incumbido de acompanhar a gestão do Hospital Alberto Rassi – HGG a partir da transferência da administração da unidade para o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Conselho de Excelência reuniu-se na manhã desta quinta-feira, dia 6 de setembro, no auditório da unidade. Na reunião foi apresentado oficialmente o novo diretor técnico do Hospital, Alexandre Amaral, que também é o coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI), demonstrou por meio de slides os progressos obtidos em menos de um mês da reorganização deste serviço. O diretor foi aplaudido após a apresentação.

O cenário anterior às intervenções promovidas pelo coordenador era desolador. Desorganização; más práticas, como uso de caixas de papelão para armazenamento de insumos; falta de protocolos médicos e de enfermagem; equipamentos com defeito e aparelhos modernos, desativados por falta de treinamento da equipe, além do uso inadequado de medicamentos. Alexandre Amaral expôs sobre as mudanças e fechou a apresentação com a foto de um dos pacientes internados, entubado, ligado a uma série de equipamentos, mas fazendo sinal de positivo.

“Esta imagem, de um paciente confortável, em um leito e um ambiente organizado, seguro, em franca recuperação, apesar de ser portador de uma patologia grave, de difícil tratamento, é o que nós estamos buscando”, comentou o médico. Após a exposição, o diretor-geral do Hospital, André Luiz Braga listou rapidamente os investimentos que estão em andamento e os que já foram realizados pelo Idtech desde que assumiu a gestão do HGG, em 16 de março. “São R$ 1,5 milhão já investidos e R$ 5,5 programados. Os investimentos estão sendo feitos mesmo sem previsão no contrato e independente de aditivos . Estamos comprando melhor, oferecendo um atendimento de maior qualidade e ainda estruturando melhor o serviço.”

Acreditação
A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho, professor Nion Albernaz, que quebrou o protocolo e pediu espaço na pauta para apresentar aos participantes da reunião o protocolo de acreditação da Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Segundo informou, o protocolo será utilizado pela Agência Goiana de Regulação (AGR), na fiscalização e acompanhamento da gestão dos hospitais estaduais pelas organizações sociais. Foi salientado pelo diretor-geral, André Luiz Braga, e pelo coordenador de Regulação do Idtech, Rafael Nakamura, que o hospital já está buscando certificação semelhante, conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Na reunião, o conselheiro Valterli Guedes, que é jornalista e representa a Associação Goiana de Imprensa (AGI), apresentou um relatório da visita que realizou ao Hospital no dia 15 de agosto. Ele ressaltou as melhorias observadas, como o aumento de 21% nas cirurgias realizadas, de 12% nos exames, a ampliação da variedade de exames oferecidos e a regularidade no abastecimento de insumos e medicamentos, além do projeto de informatização do Serviço de Arquivamento Médico. “Me chamou a atenção a farmacêutica trabalhando feliz, porque saiu de uma dura realidade, onde faltavam até analgésicos.”

Valterli Guedes e Nion Albernaz defenderam durante a reunião a necessidade de prorrogação do contrato de gestão, que tem duração de um ano apenas. “Um ano é muito pouco”, disse Nion. Valterli Guedes concordou. “As mudanças positivas são visíveis, mas é preciso mais prazo para que os projetos em andamento possam ser consolidados.” Além dos gestores do HGG e do Idtech, dos conselheiros Nion Albernaz e Valterli Guedes, estiveram presentes os conselheiros Luiz Rassi, Nilzio Antônio da Silva e Lorenzo Lago, e a chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Lorena Dayrell.


Fonte: IDTECH / HGG





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700