Goiânia, 21 de outubro de 2017    




Notícias

(12/09/2012) Hospital Alberto Rassi elege sua nova Comissão de Residência Médica

O cirurgião plástico Wander Alves Mendes, foi reeleito como coordenador da Comissão e será auxiliado pelo vice-coordenador, neurologista José Alberto Alvarenga, e pela secretária-geral Ellen Gonçalves Guimarães, que é cardiologista

O Hospital Alberto Rassi – HGG elegeu e empossou em assembleia geral ordinária realizada no auditório da unidade, na noite desta segunda-feira, dia 10 de setembro, sua nova Comissão de Residência Médica (Coreme). O coordenador da Comissão, o cirurgião plástico Wander Alves Mendes, foi reeleito e será auxiliado por um vice-coordenador, o neurologista José Alberto Alvarenga, e uma secretária-geral, a cardiologista Ellen Gonçalves Guimarães, eleitos por aclamação. Os mandatos são de dois anos.

Com a eleição e posse dos médicos, a Coreme passa a ter a composição prevista em seu regimento interno, que se baseia na normatização da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. Antes, era composta exclusivamente pelo coordenador, que atuava auxiliado por um secretário administrativo, Dimilson Vasconcelos Bezerra. A situação não só dificultava o trabalho, como deixava a comissão em desacordo com a normatização.

O coordenador de Gestão Hospitalar do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Marcelo Rabahi, assinalou que a reestruturação da Coreme é uma demonstração clara do respaldo que a Organização Social gestora pretende dispensar ao ensino e à pesquisa no Hospital Alberto Rassi – HGG. Marcelo Rabahi, que também coordena a área na unidade hospitalar, destacou que formalizada a eleição e posse da nova Comissão, o próximo passo será a realização do concurso para a seleção dos residentes para 2013.

O coordenador e os novos membros da Coreme manifestaram muita disposição para o trabalho. Wander Alves Mendes, que já cumpriu praticamente sozinho um mandato de dois anos frente à Comissão, está animado com o fato de agora poder contar com a ajuda dos colegas. “A Comissão ganha mais dinamismo e força para decisões, tanto interna, quanto externamente”, diz ele, que tem 43 anos, 20 anos de formado e é professor há 9.

O vice-coordenador, José Alberto Alvarenga, antes mesmo de ser eleito, na abertura da reunião, declarou vislumbrar “uma nova aurora” para o ensino e pesquisa no HGG. “Está ocorrendo hoje o que eu sempre quis e esperei”, declarou o preceptor, que tem 64 anos e 40 de profissão, sendo 27 de preceptoria na Residência Médica. “Sob essa nova administração, que traz para o hospital uma nova visão, a instituição só tende a crescer”, elogiou.

A secretária-geral da Coreme, Ellen Gonçalves Guimarães, é a caçula do grupo. Com apenas 30 anos, especialista há 4, ela está começando na carreira de professora. Formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Ellen cursou sua especialização em Ribeirão Preto, mas demonstra estar pronta para o desafio aceito junto com a nova missão. Desafio delicado, conforme disse o coordenador de Regulação Hospitalar do Idtech, Rafael Nakamura.

“Estamos felizes com a reestruturação da Coreme, o Idtech está disposto a investir na Residência Médica, mas não podemos nos esquecer: é preciso mexer com culturas e será necessária e cobrada a contrapartida aos investimentos. É preciso que a Coreme emane isso”, comentou. Nakamura cobrou dedicação dos residentes. “O curso não se chama Residência por acaso. A boa formação implica na vivência da rotina do hospital e para isso, é necessário passar o maior tempo possível aqui.”

Além da coordenação do Idtech e das diretorias do Hospital Alberto Rassi, representadas pelo diretor-geral André Luiz Braga, e pelo diretor técnico, Alexandre Amaral, participaram da assembleia preceptores da Residência Médica e os representantes dos médicos residentes – Gabriela Cantarelli e Paula Malagoni Cavalcante Oliveira, do 1º ano e 2º anos de Clínica Médica, e Pedro Zanina, do 1º de ano de cirurgia-geral.

O Programa de Residência Médica do HGG existe desde a reabertura do Hospital, em 1998. São oferecidas 61 vagas nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Pneumologia, Endocrinologia, Gastroenterologia , Reumatologia, Neurologia Cirurgia-geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Plástica, Urologia, Coloproctologia, Otorrinolaringologia e Neurocirurgia.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700