Goiânia, 22 de julho de 2017    




Notícias

(14/09/2012) Idtech estimula cuidado com equipamentos e qualidade da assistência no HGG

Estratégia Cuidar será lançada no dia 19 de setembro em ciclo de palestras para profissionais que utilizam materiais, instrumentais e equipamentos cirúrgicos com o objetivo de reduzir custos de manutenção e assegurar melhor atendimento

A atenção ao paciente, requer um cuidado completo. Ouvir os anseios, acolher as dúvidas, tratar as dores e oferecer a evolução da tecnologia em favor da vida, deve ser a pauta da atenção à saúde das pessoas. Por isso além do esmero na relação humanística do profissional de saúde com o paciente, a necessidade da preservação dos materiais e equipamento é primordial. A conservação e o correto manuseio destes materiais e aparelhos interfere diretamente na qualidade do atendimento dispensado ao paciente.

Pensando nisto, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Organização Social gestora do Hospital Alberto Rassi - HGG, lança no dia 19 de setembro, quarta-feira, às 8h30, no auditório da unidade, a Estratégia Cuidar - Como Usar Instrumentos/Equipamentos e Dedicar Atenção Redobrada.

A estratégia é um movimento de conscientização dos profissionais de saúde do Hospital Alberto Rassi - HGG, que atuam no centro-cirúrgico, Central de Materiais Esterilizados (CME) e outros setores que lidam diretamente com instrumentais e equipamentos cirúrgicos. O objetivo é a excelência dos procedimentos realizados. ´´A Estratégia Cuidar pretende disseminar entre os profissionais a ética no uso dos materiais, para possam ser oferecidos ao paciente o máximo desempenho e todos os benefícios da tecnologia disponível´´, explica o coordenador de Gestão Hospitalar do Idtech, Marcelo Rabahi.

Outro intuito é promover o senso comum de que é preciso preservar o patrimônio do Sistema Único de Saúde (SUS). Na sua rotina de trabalho, quando atua para amenizar o sofrimento das pessoas ou mesmo salvar vidas, quem realiza o atendimento não tem tempo de parar para pensar, mas alguns equipamentos utilizados custam milhares de reais. Para unidades públicas, os recursos utilizados vêm do bolso do cidadão, de impostos. ´´A conservação destes equipamentos e materiais é responsabilidade de todos.´´

A Estratégia Cuidar será lançada em um ciclo de palestras voltadas para médicos, residentes, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nos dias 19 e 20 de setembro. As palestras serão repetidas nos dois dias, para dar oportunidade de todos os profissionais participarem, independentemente de suas escalas.

Elas estarão distribuídas em dois momentos: o primeiro, destinado a todas as categorias, visa sensibilizar os trabalhadores e orientá-los sobre a importância do cuidado na prevenção da infecção hospitalar, além de apresentar dicas gerais sobre o manuseio e processamento dos materiais, instrumentais e equipamentos. O segundo momento, mais específico, é destinado aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, e reforçará os cuidados na limpeza e esterilização de instrumentais.

O coordenador de Gestão Hospitalar do Idtech, Marcelo Rabahi, assinala que medidas simples, como transportar com cuidado um instrumento frágil e delicado pode evitar prejuízos enormes ao SUS, além de assegurar uma maior qualidade à assistência ao paciente.

Idealizador da Estratégia, que envolve um grupo de trabalho multidisciplinar, Marcelo Rabahi comenta que os danos provocados por descuido no manuseio de óticas usadas em procedimentos urológicos no HGG resultaram em gastos significativos para o Hospital.

´´O reparo em uma única ótica implicou num gasto de R$ 7 mil.´´ A ideia é, após o ciclo de palestras, reforçar os princípios da estratégia de forma permanente, com distribuição de material educativo especialmente preparado para isso e que será distribuído a todos os profissionais.


Fonte: IDTECH / HGG








ARQUIVOS ASSOCIADOS:






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700