Goiânia, 12 de dezembro de 2017    




Notícias

(19/09/2012) Internos da Vila São Cottolengo viajam para o país das maravilhas

Por meio do projeto Plateia Social do Idtech, portadores de deficiência mental e ou múltipla foram ao teatro Madre Esperança Garrido, no último sábado, dia 15 de setembro

Na história “Alice no país das maravilhas”, uma menina cai na toca de um coelho que a transporta para um lugar fantástico, cheio de personagens diferentes do que está acostumada a ver no seu mundo. Na vida real, algo semelhante aconteceu, só que foi a vez dos diferentes visitarem o mundo dos normais. No último sábado, dia 15 de setembro, o Teatro Madre Esperança Garrido, onde o clássico infantil foi encenado pela Pinheiro Produções, moradores da Vila São Cottolengo formaram uma plateia especial, integrada ao público considerado comum. O resultado foi uma sessão emocionante de inclusão cultural e principalmente social.

Os moradores da Vila São Cottolengo são portadores de deficiência mental e/ou múltipla e por isso precisam de cuidados especiais. As diferenças foram extremamente respeitadas, considerando a necessidade de cada um. Por exemplo, os funcionários do teatro Madre Esperança Garrido fizeram questão de ajudar os cerca de 20 cadeirantes a se acomodar no teatro, sem nenhuma distinção. “A sociedade não está acostumada com a presença dos moradores da Vila, mas eles não se sentem ofendidos ou incomodados por estarem aqui”, disse a assistente social da entidade, Shirlaine Fátima de Morais.

Enquanto alguns espectadores nem se quer olhavam para o rosto dos portadores de deficiência, outros sorriam em sinal de satisfação por poder estar perto. “Foi mágico encenar para eles, que interagem à sua forma. Os moradores da Vila tem muito mais pureza e entram de cabeça no mundo de faz de conta, saindo da realidade difícil que estão acostumados a encarar”, disse a atriz Sandra Clecys, que interpretou a Rainha Branca no espetáculo. A artista fez questão de tirar fotos com todos os internos e emocionou-se ao conversar com alguns deles.

O diretor Luiz Roberto Pinheiro, que fez a doação dos convites ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), responsável pelo projeto Plateia Social, tomou todas as providências para o conforto dos moradores da Vila São Cottolengo. “Encenar para este público envolveu uma responsabilidade enorme. Foi sem dúvida o melhor espetáculo que apresentamos, pois teve muito amor e carinho”, revelou. Após o término da peça, diretor e todo o elenco confraternizaram com os convidados especiais.

Durante a confraternização, foi servido um lanche especial patrocinado pela rede de fast food Bob’s. Morador da Vila, Fernando Pereira dos Santos, 25 anos, estava entusiasmado com o passeio. “Foi bom demais da conta. Adorei as luzinhas”, contou. Outra que transbordava alegria era Maria Divina Luiza de Queiroz, de 70 anos. Ela, que tem versinhos na ponta da língua, disse: “viu como eu estou elegante? Viu como me comportei direitinho?”, questionou sorridente. “Alguns moradores quando saem da Vila ficam meio agitados, mas fiquei impressionada como todos se comportaram bem”, comentou a assistente social.

“No teatro somos todos iguais, não existem diferenças”, disse a coordenadora do projeto Plateia Social, Lili Moreira, que considerou essa edição do Projeto Plateia Social a mais emocionante. O coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, destacou que mais uma vez o projeto cumpriu seu objetivo, a inclusão sociocultural, com sucesso. “Valeu muito a pena. Em cada edição, passamos por experiências inesquecíveis, que somam muito para a realização desta ação de responsabilidade social do Instituto.”


Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Internos da Vila São Cottolengo viajam para o país das maravilhas
  • Internos da Vila São Cottolengo viajam para o país das maravilhas
  • Internos da Vila São Cottolengo viajam para o país das maravilhas
  • Internos da Vila São Cottolengo viajam para o país das maravilhas
  • Internos da Vila São Cottolengo viajam para o país das maravilhas
  • Internos da Vila São Cottolengo viajam para o país das maravilhas
  • Internos da Vila São Cottolengo viajam para o país das maravilhas





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700