Goiânia, 12 de dezembro de 2017    




Notícias

(25/09/2012) Idtech reúne residentes do HGG para discutir sobre melhorias para o curso

Organização social solicitou à Comissão de Residência Médica (Coreme) uma lista das principais demandas do curso no Hospital. Objetivo é promover melhores condições para a formação dos estudantes do HGG

Cerca de 30 residentes do Hospital Alberto Rassi – HGG participaram de reunião nesta segunda-feira, dia 24 de setembro, convocada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização responsável pela gestão da unidade. Para a reunião, foi solicitada à Comissão de Residência Médica (Coreme), uma lista com as principais demandas para a melhoria das condições de ensino. Dúvidas sobre questões estruturais, regulação de pacientes, preparo da equipe de enfermagem, entre outras fizeram parte da lista elaborada pela Coreme. Pontos foram esclarecidos pelos coordenadores do Instituto e diretores e gerentes do HGG.

Para o coordenador de Gestão Hospitalar do Idtech, Marcelo Rabahi, a reunião abriu um canal de comunicação entre residentes e gestores, o que é inédito dentro do hospital. “Desde que assumiu a gestão do HGG, o Instituto tem tratado o ensino e a pesquisa como prioridade. Todas as providências necessárias para resolver as demandas apontadas pelos residentes serão tomadas. Como hospital-ensino, nossa missão é contribuir para o desenvolvimento científico”, disse. Ele ressaltou que o Instituto está preocupado em ultrapassar rapidamente a fase de solução de problemas, para que possa ampliar os investimentos na capacitação da equipe e formação dos residentes . “Na semana passada lançamos a Estratégia Cuidar, que ensina sobre o correto manuseio dos materiais e equipamentos hospitalares”, exemplifica.

Foram listadas 18 principais reivindicações de melhora para a administração do hospital. Os residentes pediram, por exemplo, a organização das internações respeitando a divisão pré-estabelecida de leitos por unidade. De acordo com o Instituto, haverá a distribuição correta de pacientes da Clínica Médica e da Clínica Cirúrgica ainda nesta semana e a partir do mês que vem, os leitos serão repartidos também conforme a especialidade, facilitando assim o trabalho dos residentes.

O coordenador de Regulação Assistencial do Idtech, Rafael Nakamura, informou mais detalhes sobre o encaminhamento de pacientes, que é feito pela Central de Regulação do município de Goiânia. Esclareceu também sobre a obrigatoriedade de carimbo do médico preceptor nos pedidos de exames complementares, uma diretriz nacional de todas as residências médicas do Brasil, além de ser de preenchimento obrigatório para o sistema de regulação.

Foi esclarecido pelo coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, que logo após a transferência da Central de Transplantes, o quinto andar do HGG será reformado para atender exclusivamente o ensino e a pesquisa. Enquanto isso, o diretor administrativo do HGG, Alessandro Purcino, se comprometeu tomar todas as providências para garantir maior conforto aos médicos-residentes.

Também participaram da reunião a gerente de enfermagem do HGG, Natalie Alves, o diretor geral André Braga e o coordenador administrativo-financeiro, Lúcio Dias Nascimento; o diretor clínico, Antônio Ximenes; o diretor técnico, Alexandre Amaral; e demais médicos preceptores.

Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700