Goiânia, 18 de dezembro de 2017    




Notícias

(01/10/2012) Ala do Hospital Alberto Rassi passa a se chamar José Júlio Rosenthal

Homenagem lembra os 25 anos do acidente com o Césio 137. José Júlio Rosenthal era físico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Na ala do Hospital foram internadas vítimas do acidente

Neste mês faz 25 anos do acidente com o Césio 137. Para manter viva na memória do Estado esse fato que teve repercussão mundial e que marcou a história de Goiânia de forma triste, mas que precisa ser lembrado para que não se repita, a Secretaria Estadual de Saúde promoveu nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, o Dia de Resgate Histórico do Césio 137.

O Hospital Alberto Rassi – HGG fez parte da programação com a homenagem ao físico nuclear José Júlio Rosental, membro da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) já falecido que atuou em Goiânia na época do acidente com o Césio 137. Uma ala do Hospital Geral Alberto Rassi (HGG), no terceiro andar do prédio, onde as vítimas do acidente foram internadas, recebeu o nome do homenageado. O descerramento da placa foi às 15h30, pelo secretário de Estado da Saúde, Antonio Faleiros.

Por meio da programação desta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde quis, além de relembrar a história do acidente, torná-la conhecida para todos que não a viveram na época. “Esse acidente não pode ser esquecido jamais. As novas gerações precisam saber o que aconteceu e ser vigilantes, para que não volte a acontecer. Também precisamos prestar nossas homenagens às vítimas e àqueles que trabalharam incansavelmente para o controle do acidente”, disse o secretário Faleiros.

A maior parte das atividades ocorreu das 8h às 18h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) em Goiânia, em encerramento a um ciclo de eventos iniciado no último dia 13, com um culto ecumênico em homenagem às vítimas e eventos científicos em Caldas Novas e Ceres. O Dia de Resgate Histórico do Césio 137 contou com a presença de autoridades diversas, representantes dos radioacidentados e 200 pesquisadores ligados à Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg).

Também estiveram presentes aproximadamente 500 estudantes, dos níveis fundamental e médio, de escolas públicas, além de estudantes das escolas particulares, servidores públicos e jornalistas que participaram da cobertura do acidente e seus desdobramentos.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700