Goiânia, 17 de agosto de 2017    




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(02/10/2012) Ouvidorias também serão ferramentas de gestão

Treinamento ministrado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta terça-feira, 2 de outubro, aos funcionários das ouvidorias dos hospitais públicos estaduais, possibilitará geração de relatórios de dados para análise dos serviços prestados aos usuários

Funcionários dos serviços de ouvidoria dos hospitais públicos estaduais participaram nesta terça-feira, durante todo o dia, de um curso de capacitação na utilização da ferramenta tabela dinâmica, do Excel. A ferramenta é utilizada para manipulação do banco de dados gerado pelo Sistema Ouvidor SUS e disponibilizado pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges). O treinamento foi realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Laboratório de Informática da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no Setor Nova Vila.

O Hospital Alberto Rassi – HGG, cuja ouvidoria é considerada modelo para a rede, foi representado pela colaboradora Eliana Miranda e pelo assessor de Tecnologia da Informação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Adonai Andrade. Com o treinamento, os funcionários das ouvidorias dos hospitais estarão aptos a gerarem relatórios e planilhas para análise dos dados coletados pelo serviço.

Além de atender uma necessidade fundamental ao exercício constitucional do direito ao controle social – que é ouvir queixas, críticas e sugestões e esclarecer dúvidas dos usuários do SUS – as ouvidorias também subsidiarão os gestores para a melhoria dos serviços prestados. “Por meio das planilhas, poderão ser observados, por exemplo, quais os setores onde há maior número de queixas, que serviços estão mais falhos e o que precisa ser aperfeiçoado”, comenta Eliana Miranda.

A qualificação dos serviços de ouvidoria das unidades de saúde é uma preocupação do Sistema Nacional de Ouvidoria e do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS - DOGES - criado por meio do Decreto nº 4.726, de 09 de junho de 2003. A SES-GO tem seguido à risca a orientação do Ministério da Saúde e para facilitar o acesso dos usuários a estes serviços, implantou o projeto de Ouvidorias descentralizadas para atendimento dos cidadãos diretamente nas unidades hospitalares da rede estadual.


Fonte: IDTECH / HGG





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