Goiânia, 25 de abril de 2017    




Notícias

(03/10/2012) Plateia Social promoverá inclusão cultural entre idosos

Em comemoração à Semana do Idoso, cerca de 400 pessoas de grupos da terceira idade e de moradores de asilos assistirão nessa quinta e sexta-feira o espetáculo “As pontes de Madson”, no Teatro Madre Esperança Garrido

O projeto Plateia Social chega à sua décima edição fazendo uma homenagem especial ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no início desta semana. Cerca de 400 pessoas de grupos da terceira idade e moradores do abrigo Sagrada Família assistirão ao espetáculo “As pontes de Madson”, no Teatro Madre Esperança Garrido, nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de outubro, às 21 horas. A iniciativa é do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), em parceria com a Granabe Produções e Promoções Artísticas.

Os moradores do Centro de Convivência de Idosos Vila Vida e do Complexo Gerontológico Sagrada Família estarão presentes na peça amanhã, no dia 4. As duas instituições, mantidas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), dão assistência aos idosos. “Levá-los ao teatro vai contribuir com a socialização destes idosos e com a inclusão social e cultural. O próprio Estatuto do Idosos prevê o acesso ao lazer e isso será colocado em prática”, disse a gerente do Complexo, Marta Luiza Santos Porto.

Na sexta-feira, é a vez dos grupos de idosos Renascer do Centro de Referência de Assistência Social da Vila Isaura, do Balneário Meia Ponte e da Comunidade São Miguel Arcanjo, além do grupo de teatro Senhoras do Cerrado. “Vai ser ótimo porque o poder aquisitivo dos idosos é muito reduzido, pois a aposentadoria vai praticamente só para os remédios, não sobra para o lazer. Eles estão muito entusiasmados, tem gente até pintando o cabelo para o passeio”, disse a coordenadora do Cras da Vila Isaura, Maria Consuelo Bastos Seabra.

Para a maioria dos idosos, entrar no teatro será uma experiência inédita. “O projeto Plateia Social do Idtech vem cumprindo seu propósito de incluir diferentes públicos. Sem dúvida será muito gratificante dar essa oportunidade às pessoas da terceira idade”, disse o coordenador executivo da organização social, José Cláudio Romero. A coordenadora do projeto, Lili Moreira também está empolgada com a décima edição do projeto. “Já beneficiamos crianças, adultos, portadores de deficiência física e/ou múltipla, e pela primeira vez vamos levar idosos. A cada edição o projeto Plateia Social se inova”, destaca.

O projeto
O Projeto Plateia Social, lançado em junho de 2012 pelo Idtech, se dedica a proporcionar oportunidade de acesso à arte a pessoas que nunca foram ou não tem oportunidade de frequentar espetáculos culturais. Nas nove primeiras edições já foram beneficiadas mais de duas mil pessoas. O Projeto participou das peças Dona Flor e Seus Dois Maridos, A História de Nós Dois, Hermanoteu na Terra de Godah, O Circo dos Amores Impossíveis, O Menino que Vendia Palavras, Disney Live, Alice no País das Maravilhas; do espetáculo de balé Teatro Scala de Milão e levou crianças para ver a exposição O Mundo Jurássico.

O espetáculo
Francesca Johnson é uma professora de literatura casada que se envolve com Robert Kincaid, um fotógrafo da revista National Geographic que vai até o condado de Madison, em Iowa/EUA, registrar imagens das famosas pontes cobertas. Em apenas quatro dias, o casal vive uma avassaladora paixão e depois um longo desencontro, preenchido por raro e intenso amor. A história é contada em flashbacks a partir da leitura dos diários de Francesca, encontrado por seus filhos depois de sua morte.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700