Goiânia, 17 de agosto de 2017    




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(11/10/2012) Hospital Alberto Rassi – HGG inicia programa de visitas institucionais

O Idtech, organização Social gestora, abre as portas da Unidade para maior transparência e visibilidade das ações desenvolvidas frente ao Hospital. Primeiros visitantes foram jornalistas do Diário da Manhã e POPULAR

O Hospital Alberto Rassi – HGG iniciou nesta terça-feira, dia 9 de outubro, um programa de visitas institucionais para maior transparência e visibilidade das ações desenvolvidas pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) frente à gestão da unidade hospitalar. Desenvolvido em parceria com o Conselho de Excelência do Hospital, representado pelo seu presidente, o professor Nion Albernaz, o programa consiste em abrir as portas do HGG a jornalistas, representantes de entidades, órgãos públicos e instituições da sociedade civil organizada para que possam conhecer o trabalho da Organização Social gestora e inclusive dar sugestões para aperfeiçoá-lo.

Os primeiros visitantes foram os jornalistas Ulisses Aesse, editor chefe do jornal Diário da Manhã, e Cileide Alves e Fabiana Pulcineli, editora-chefe e repórter de política do Jornal O POPULAR. Ulisses Aesse esteve no Hospital pela manhã e Cileide e Fabiana, à tarde. Receberam os convidados os coordenadores Executivo e Administrativo-Financeiro do Idtech, José Cláudio Romero e Lúcio Dias Nascimento, pelo coordenador de Regulação Assistencial do Instituto, Rafael Nakamura, os diretores Geral e Administrativo do Hospital André Luiz Braga e Alessandro Purcino.

Responsável pelos convites aos jornalistas, o presidente do Conselho de Excelência, professor Nion Albernaz, explicou sobre o papel da entidade, criada por Decreto Estadual para apoiar e acompanhar a gestão da Unidade Hospitalar. Todos os hospitais estaduais que transferidos para gestão de Organizações Sociais neste governo terão um conselho semelhante. “Nosso objetivo com essas visitas é demonstrar o trabalho realizado pela OS, que está transformando este Hospital, mas também ouvir críticas e sugestões. Estamos atuando para que o Hospital atinja o nível de excelência e toda contribuição neste sentido é bem vinda.”

Ulisses Aesse elogiou a gestão e assinalou que são visíveis as melhorias no Hospital. Mas cobrou intervenções na recepção ambulatorial. “Ainda é grande a fila de pacientes nesta ala do Hospital”, comentou. O coordenador Executivo do Idtech, José Cláudio Romero, explicou que vários investimentos foram feitos no sentido de melhorar o atendimento ambulatorial, como contratação de agentes de atendimento “conte comigo” e ampliação do número de guichês de emissão de vales-exames e aumento da velocidade da internet. Mas, nos primeiros meses de gestão, destacou, a prioridade foi a adequação do atendimento ao paciente internado, que está sob tutela da gestão da unidade.

“Temos de resguardar a integridade deste paciente e por isso concentramos nossos esforços na garantia de um atendimento adequado, visto que várias situações observadas anteriormente eram incompatíveis, como a precariedade dos serviços de esterilização de materiais e higienização das roupas”, comentou. O coordenador salientou que já estão em curso os projetos para a informatização completa do Hospital, para automatização completa e a abolição do uso de papel, e a reforma da recepção ambulatorial.

Cileide Alves e Fabiana Pulcineli também enalteceram as melhorias, como a digitalização do Serviço de Arquivo Médico (Same), que culminará na migração para meio virtual de mais de 470 mil prontuários de papel e na implantação do prontuário eletrônico. “Estamos fazendo isso com os arquivos do Centro de Documentação do jornal O POPULAR. No Hospital, sem dúvida, vai tornar mais ágil o atendimento ao paciente”, comentou a editora-chefe do Popular.

A editora executiva do POPULAR questionou sobre a realização de cirurgias por médicos residentes e a contratação de celetistas pela OS. “Ouvi dizer que os médicos-residentes operam sozinhos e que servidores estatutários estão sendo dispensados e substituídos por celetistas, contratadas por salários menores que os pagos pela administração pública.”

O diretor-geral do HGG, André Luiz Braga destacou que, desde que assumiu o Hospital, o Idtech tem procurado promover todas as adequações necessárias à Residência Médica do HGG. Tanto que a Comissão de Residência Médica (Coreme), responsável pela coordenação do curso, pela primeira vez tem a composição prevista em edital. Também estão sendo realizadas reuniões com os preceptores e residentes para sanar todas as deficiências observadas e promover mudanças que favoreçam a qualidade do ensino. A situação citada é condenada pela coordenação da OS que está atenta e não mais permite que ocorra.

Quanto à devolução de servidores, o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, ressaltou que o Instituto foi a única OS que se propôs o aproveitamento de 100% dos servidores públicos existentes no Hospital. “Somente foram devolvidos os comissionados e contratos temporários (que não são permitidos pelos órgãos fiscalizadores no regime de contrato de gestão) e aqueles servidores públicos que pediram para sair ou que não se adaptaram.” Foi informado ainda que, quanto aos salários, foi mantida a isonomia entre celetistas e estatutários.

O coordenador destacou que o porcentual de estatutários devolvidos porque não se adaptaram corresponde a 14% num universo de aproximadamente mil profissionais. “Mesmo assim, a devolução foi feita apenas após a avaliação pelas chefias imediatas.” Novas visitas ao Hospital já estão sendo programadas. A próxima será do editor do jornal O Hoje, Fleurymar de Souza.


Fonte: IDTECH / HGG








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