Goiânia, 18 de dezembro de 2017    




Notícias

(15/10/2012) Sipat já começou nos postos de trabalho gerenciados pelo Idtech

Hospital Alberto Rassi – HGG, Teleconsulta, Complexo Regulador, Central de Informática e CPD terão palestras sobre segurança no trabalho até dia 19, sexta-feira

Começou nesta segunda-feira, dia 15 de outubro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), nos postos de trabalho gerenciados pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). A organização do evento está a cargo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Idtech e do Hospital Alberto Rassi, que conta com comissão própria formada por colaboradores da unidade e da organização social. O evento se encerra na sexta-feira, dia 19.

Nas duas situações, os membros da Cipa contaram com o apoio do Idtech na realização da Sipat e procuraram fazer uma programação mais atraente e dinâmica para os colaboradores. Além de palestras sobre segurança no trabalho, motivação será um tema importante a ser discutido entre os que trabalham com a saúde pública. E para ajudar a combater lesões por esforços repetitivos, todos os colaboradores receberão uma bolinha anti-estresse.

HGG
Com o tema ‘Orientação que gera segurança’, a Sipat 2012, no Hospital Alberto Rassi - HGG, iniciou com a palavra do presidente da Cipa, Dimílson Vasconcelos Bezerra, que apresentou uma parte da Comissão e apresentou a programação do evento. O diretor administrativo, Alessandro Purcino, destacou que a preocupação com a segurança no trabalho deve ocorrer o ano todo e descreveu situações comuns, que podem gerar um acidente.

A abertura da Sipat ocorreu com uma palestra motivacional com Cleomar Castro, novo colaborador do HGG que integra a equipe de tecnologia para a implantação do projeto Hospital Sem Papel. O palestrante ressaltou a importância das relações interpessoais harmônicas e a busca pelo otimismo no ambiente de trabalho. “Precisamos respeitar as diferenças e não fazer críticas agressivas aos colegas”, disse ele sobre uma das dicas para melhorar o trabalho em equipe.

A palestra foi vista por cerca de 50 colaboradores do HGG, no auditório. A presidente do Conselho de Saúde Local, Stefânia Cristina de Nolasco, colaboradora do hospital, parabenizou Cleomar sobre a palestra e ressaltou a necessidade de se falar mais sobre motivação e união das equipes de trabalho. “Todos aqui, independente se são trabalhadores do Idtech ou do HGG, são iguais e querem o melhor para o Hospital. Precisamos trabalhar em conjunto e essa palestra mostra essa necessidade”, disse.

A palestra motivacional vai ser ministrada também na quinta-feira, dia 18, às 8h30. Na programação da Sipat do HGG ainda estão incluídas palestras sobre Doação de Sangue, DST/Aids, LER/DORT, NR-32 e Direção Defensiva. Algumas palestras se repetem para que outros turnos de trabalho possam participar.

Giro
Todos os dias os cipeiros acompanhados com especialistas vão percorrer o hospital conscientizando os colaboradores sobre temas importantes na área da segurança: a Norma Regulamentadora nº 32 e Ginástica Laboral. Serão distribuídos panfletos informativos sobre as regras da NR-32 e também bolinhas anti-estresse, que ajudam a combater lesões por esforços repetitivos.

Brindes
Em todas as palestras será sorteado um brinde: um voucher para uma massagem especial nos pés no Spa Urbano Mandarim. Essa massagem inclui escalda pés aromático e degustação de chá. Um presente para que o colaborador relaxe após um dia de trabalho em alto estilo.

Teleconsulta e outros
As cipeiras Marília Jardim, Karla Lelles, Patrícia Queiroz e Regina Celestino começaram a Sipat nesta madrugada no Complexo Regulador. As colaboradoras mostraram os conceitos das ergonomias e a necessidade do uso correto dos equipamentos ergonômicos e apresentaram um vídeo sobre o tema. Os colaboradores da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, Central de Processamento de Dados – CPD e Central de Informática também assistiram a apresentação.

Na terça-feira, dia 16, o consultor Cleomar de Castro, vai ministrar uma mini-palestra sobre como evitar o stress no trabalho. O tema é bastante pertinente, principalmente aos agentes de atendimento, que trabalham diretamente com usuários da rede pública de saúde. Na quarta-feira, dia 17, profissionais do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Goiânia ministrarão uma palestra sobre a Norma Regulamentadora nº 17, instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que trata sobre a ergonomia.

Na quinta-feira, dia 18, é a vez dos profissionais de enfermagem do Hospital Alberto Rassi - HGG falarem um pouco sobre questões básicas de saúde e aferir a pressão arterial dos colaboradores. A semana vai ser encerrada com uma aula de ginástica laboral diferente, com a educadora física Júlia Czepak, que vai fazer os colaboradores mexerem o corpo e refletirem sobre o trabalho em equipe.

Motoristas
Os motoristas do Idtech e do Hospital Alberto Rassi contarão com uma palestra especial sobre Direção Defensiva, com técnicos da Agência Municipal de Trânsito, na sexta-feira, dia 19, às 15 horas, no auditório do HGG.

Brindes
A Cipa preparou um brinde especial para a Sipat, que tem muito a ver com o assunto saúde. “Queremos conscientizar da importância da boa alimentação. Por isso, montamos um kit com granola, chá verde, barras de cereais, bananinha, rapadura, entre outros produtos, incentivando o consumo de produtos naturais”, disse a suplente da presidente, Karla Lelles. Segundo ela, os kits serão sorteados em todos os postos e turnos de trabalho.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700