Goiânia, 21 de outubro de 2017    




Notícias

(19/10/2012) 19 de outubro: dia D da luta contra o câncer de mama

SES faz coletiva nesta sexta-feira, às 18h30, em frente ao Hospital Alberto Rassi - HGG para alertar e orientar a população sobre a doença. Após a coletiva, gigantesco painel na fachada do Hospital, alusivo à campanha, será iluminado e permenecerá no local até o fim do mês.

Balões, fitas, roupas, acessórios e unhas... tudo rosa. A cor tomará conta dos hospitais da rede estadual, das salas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e dos órgãos do governo de Goiás. Todos foram convidados a usar rosa nesta sexta-feira, 19 de outubro, dia D da Campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade para uma doença que mata 12 mil mulheres por ano no Brasil: o câncer de mama.

A SES-GO fará uma coletiva nesta sexta-feira, às 18h30, em frente ao Hospital Alberto Rassi – HGG para esclarecer e conscientizar sobre a necessidade de consultas periódicas ao médico, a realização de exames como a mamografia e os fatores de risco. A entrevista será concedida pela gerente estadual de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente, Damiana Aparecida Moreira. Um gigantesto painel alusivo à Campanha será iluminado após a coletiva e permanecerá no local até o final do mês, quando se encerra a campanha.

Em 2010, 298 mulheres vieram a óbito em Goiás em decorrência do câncer de mama, segundo dados do DATASUS. A doença deve atingir 60 mil mulheres a mais em 2013, totalizando 1,66 milhão de novos casos no mundo no próximo ano. Na região Centro-Oeste serão 3.470 casos novos. De acordo com a gerente da SES, apesar de ser considerado um câncer relativamente de bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade da doença continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque o câncer ainda é diagnosticado em estágios avançados.

A campanha em Goiás

No Estado de Goiás, a estratégia de iluminar prédios e monumentos com a cor rosa ganhou adesões de vários órgãos. Todos os hospitais da rede estadual promovem, neste mês, ações em alusão à campanha. Alguns como o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), o Materno Infantil (HMI) e o Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo (HUHS) iluminaram suas fachadas. O painel do HGG reproduz a campanha publicitária do Ministério da Saúde.

O Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso) também fixou um grande painel na cor rosa com números, informações sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. No Hugo, além de um banner, a diretoria distribuirá botões de rosa às mulheres e um profissional orientará sobre a importância da prevenção. A sede e unidades da SES como Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS) e Laboratório de Saúde Pública (Lacen-GO) também aderiram ao rosa neste mês de outubro.

Além disso, outros órgãos se uniram à SES na luta contra o câncer de mama: Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO), Saneago, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás (CREA-GO), a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) e a Assembleia Legislativa de Goiás. A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) apoiou a campanha ao enviar um papel de parede para ser colocado em todos os computadores dos órgãos do governo de Goiás. A mensagem era: “no dia 19, venha para o trabalho com uma peça de roupa ou acessório na cor rosa e demonstre seu apoio a essa causa”.

Serviço: Coletiva Dia D da Campanha Outubro Rosa

Local: Hospital Alberto Rassi – HGG
Horário: 18h30
Entrevistada: Damiana Aparecida Moreira, gerente estadual de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente
Informações: 3201-3816/3784



Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700