Goiânia, 15 de dezembro de 2017    




Notícias

(23/10/2012) Governador empossa membros dos Conselhos de Excelência dos hospitais

Conselheiros do Hospital Alberto Rassi - HGG, o Conselho pioneiro, empossado em maio, participaram da solenidade que ocorreu nessa segunda-feira, dia 22 de outubro, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira

Os membros dos Conselhos de Excelência de quatro hospitais da rede estadual administrados por Organizações Sociais (OSs) e da Central de Laudos foram empossados pelo governador Marconi Perillo na manhã desta segunda-feira, 22 de outubro. Além do presidente dos conselhos, professor Nion Albernaz, e dos demais membros, a posse, no 10º andar do palácio Pedro Ludovico Teixeira, foi prestigiada pelo secretário da Saúde, Antonio Faleiros Filho, promotor Marcelo Celestino, deputado estadual Hélio de Souza, os diretores das unidades de saúde, pelos conselheiros do Hospital Alberto Rassi – HGG Luiz Rassi e Naby Salum, entre outros.

Os Conselhos de Excelência têm como objetivo acompanhar as ações previstas em contrato de gestão entre a Secretaria de Estado da Saúde e as organizações sociais, além de apresentar sugestões de melhorias. São formados por membros da classe médica, da sociedade civil organizada, do meio acadêmico e judiciário goiano. O Hospital Alberto Rassi – HGG, gerenciado pelo Idtech, foi a primeira unidade de saúde a contar com um Conselho de Excelência, criado por decreto no dia 18 de maio de 2012. Desde então, os conselheiros reúnem-se uma vez por mês ordinariamente.

Em seu discurso, o secretário da Saúde ressaltou que a intenção desse novo modelo adotado por Goiás é que as organizações sejam parceiras do governo. “Devemos fiscalizar, mas sem tirar das administrações. Temos que dar autonomia para que as organizações sociais não sejam uma apêndice do Estado, cheio de entraves burocráticos”, disse. O secretário entregou ao governador e a Albernaz o Plano Estadual de Saúde 2012-2015 e um relatório com o diagnóstico da SES desde o início da atual gestão, com os problemas enfrentados e o que foi realizado. “Acredito que organizamos a casa e, de agora em diante, conseguiremos planejar saúde pública.”

Para Nion Albernaz, presidente de honra de todos os conselhos, a gestão por organizações sociais é o melhor modelo para a área da saúde. O ex-prefeito explicou que o Conselho de Excelência tem trazidos bons resultados para a gestão do Hospital Alberto Rassi – HGG, onde a Organização Social está resgatando o perfil original da unidade. “Acredito que todas as outras organizações trabalharão neste mesmo estado de excelência nos próximos meses”, disse.

O governador Marconi Perillo ressaltou que a Saúde é o maior problema e o motivo do maior desgaste de todos os governos do País. Criticou o enfraquecimento e perda de recursos dos Fundos de Participação dos Estados e a falta de uma lei que obrigue a União a ter um gasto mínimo com Saúde, como têm os Estados e municípios. “Este é um grito de alerta, pois as obrigações estão cada vez mais sob a responsabilidade dos Estados e municípios. Mas em Goiás, nós continuaremos cumprindo nossa obrigação e aplicando os 12% previstos na Constituição Federal na área da Saúde”, afirmou Perillo.

Sobre a administração das OSs, ele declarou: “Nossa única exigência é que os serviços sejam prestados com a melhor qualidade possível e que as pessoas possam sair dos hospitais elogiando o atendimento recebido. Meu desejo é que o modelo de Goiás seja vitrine de boa gestão para outros Estados”, finalizou. Participaram também da solenidade o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero; o coordenador administrativo-financeiro, Lúcio Dias Nascimento, o assessor jurídico, Juscimar Ribeiro, e o diretor-geral do HGG, André Luiz Braga.

Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700