Goiânia, 26 de abril de 2017    




Notícias

(08/11/2012) HGG marca presença no Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia

O Hospital Alberto Rassi mostrará em banners que ficarão em exposição durante o congresso, dois importantes programas da unidade hospitalar, de atendimento a obesos mórbidos e diabéticos

Entre os dias 7 e 10 de novembro, cerca de 4 mil participantes devem comparecer à trigésima edição do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, em Goiânia (GO). O evento, que será realizado no Centro de Cultura e Convenções, é promovido pela SBEM e tem como presidente endocrinologista Nelson Rassi, coordenador do Serviço de Endocrinologia do Hospital Alberto Rassi – HGG, que marcará presença no evento.

O Hospital divulgará dois importantes serviços que presta aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e que envolvem a Endocrinologia. O primeiro é o Programa de Prevenção e Controle da Obesidade (PPCO), serviço pioneiro na rede pública de Goiás. Implantado no Hospital em 1998, o Programa realiza atendimento clínico e cirúrgico a pacientes obesos mórbidos adultos e é também o único que faz acompanhamento de crianças e adolescentes obesos.

O outro serviço é o Programa de Atenção ao Pé Diabético, que foi implantado no Hospital em 2000 e realiza mensalmente, 200 atendimentos. São 40 consultas em média e mais 140 atendimentos de enfermagem, fora as consultas encaminhadas para outras especialidades (angiologia e ortopedia) e as consultas de nutrição. Em parceria com a Vila São Cottolengo e o Centro de Reabilitação Henrique Santillo (CRER), são doados ainda os calçados especiais aos pacientes. Há seis anos foram beneficiados de uma única vez, 300 pacientes.

O Programa de Atenção ao Pé Diabético oferece assistência preventiva contra as lesões que levam à amputação de membros inferiores, causadas pela diabetes. Em geral, 15% dos diabéticos têm este tipo de lesão e até 24% destes chegam ao ponto de sofrerem as cirurgias mutiladoras. Mas o projeto também acompanha amputados. Como o Programa de Controle e Prevenção da Obesidade (PPCO), o Programa de Atenção ao Pé Diabético atende pacientes encaminhados pela rede pública ou triados de outras especialidades, no próprio Hospital.

Grade Científica
A programação científica do Congresso pode ser acessada diretamente no site oficial do evento ou através do link: www.cbem2012programacao.com.br. Entre os destaques está a corrida Mudando o diabetes, realizada em parceria com a IV Corrida Vencendo o Diabetes no 30º CBEM, além de temas importantes da atualizade, como a conferência: “Panorama da obesidade no Brasil: Por que estamos engordando tanto?”

De acordo com a Comissão Científica, o tema escolhido para o evento é “Endocrinologia no século XXI: a SBEM pensando o futuro”. Todos os palestrantes devem apresentar perspectivas científicas e previsões sobre seus temas, relacionando-os com problemas sociais graves, o planejamento da saúde endócrina, principalmente na preparação para o envelhecimento da população. Grande parte da programação científica servirá também para alertar e preparar os médicos para lidar com a epidemia da obesidade e o aumento do número de casos de diabetes, que até o final deste século devem chegar a níveis alarmantes.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700