Goiânia, 25 de abril de 2017    




Notícias

(27/11/2012) Pacientes aprovam novo enxoval do HGG

Na manhã desta segunda-feira, dia 26 de novembro, camareiros entregaram kits contendo lençol, pijama e camisola para os pacientes internados na Clínica Cirúrgica

Lençóis, camisolas e pijamas novinhos e perfumados foram distribuídos na manhã desta segunda-feira, dia 26 de novembro, aos pacientes do Hospital Alberto Rassi – HGG. Os camareiros percorreram as alas da Clínica Cirúrgica, entregando os kits que serão disponibilizados para todas as enfermarias até o final deste ano. Após o banho dos pacientes, a equipe de enfermagem faz a troca dos lençóis usados pelos novos, que integram o kit. O novo enxoval tem qualidade superior e vai substituir o antigo que já está em uso há pelo menos cinco anos.

“Não é falando mal, mas estes lençóis estavam bastante velhos, cheio de remendos”, disse o aposentado Manoel Ferreira da Silva, internado para fazer uma cirurgia de hérnia. Ele recebeu o kit com o pijama e lençóis devidamente embalados das mãos de uma camareira hospitalar, um serviço inédito no hospital. O lençol é embalado junto com as roupas de uso do paciente para que este tenha a confirmação de que a peça está devidamente higienizada e não foi utilizada. “Bom demais receber lençóis novos!”, exclamou satisfeito.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do HGG, a qualidade das novas peças é exatamente igual ao de um hospital particular. “Isso aqui está parecendo hotel cinco estrelas”, disse a paciente Oneide Godoy Ferreira. Suas companheiras de enfermaria também concordaram. “Se eu já estava sendo muito bem atendida, agora está melhor ainda”, avalia a dona de casa que vai fazer uma cirurgia de vesícula. Segundo ela, apesar dos lençóis antigos estarem bem gastos, eram muito limpos. “Fico muito feliz com mais esta novidade e depois do banho já vou usar as roupas novas”, comentou.

Enxoval
Até o final do ano, todo o enxoval do hospital estará 100% renovado e terá um diferencial: toalhas também farão parte do kit. De acordo com a gerente de hotelaria hospitalar, Karollyne Nogueira Moral Gil, a entrega da rouparia será feita parcialmente por uma questão de experiência. “Como a logística para a distribuição dos kits é inédita no hospital, temos de fazer em por etapas. Além disso, temos de avaliar a qualidade e a aceitação das peças novas”, explica.

Ao todo, o novo enxoval do HGG é composto por 15 mil peças de pijamas, capotes, campos cirúrgicos, toalhas, fronhas, colchas, lençóis e camisolas. Esse quantitativo será suficiente para trocar todas as peças velhas pelas novas. O antigo enxoval, cheio de peças remendadas e com número insuficiente, já está em uso há pelo menos cinco anos, sendo que a durabilidade média é de um ano e meio.

As peças são de algodão e poliéster, padronizadas com as logomarcas do Hospital Alberto Rassi e do Idtech, organização social gestora da unidade. Após a entrega da rouparia pelos camareiros hospitalares, os pacientes deverão usar a camisola ou pijamas fornecidos pelo HGG, os objetivos desta medida são diferenciar o paciente do acompanhante e evitar contaminação.

A coordenação do Idtech e a direção do Hospital contam com a colaboração dos servidores, colaboradores e pacientes na conservação das peças. “Os recursos investidos são oriundos do contrato de gestão, mas é importante frisar que são públicos, ou seja, saíram do bolso do cidadão, que paga os impostos. Daí a importância de cada um cooperar”, comenta o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero.


Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Pacientes aprovam novo enxoval do HGG
  • Pacientes aprovam novo enxoval do HGG
  • Pacientes aprovam novo enxoval do HGG
  • Pacientes aprovam novo enxoval do HGG
  • Pacientes aprovam novo enxoval do HGG





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700