Goiânia, 23 de julho de 2017    




Notícias

(29/11/2012) Enfermagem do HGG é treinada para uso de equipamentos

Treinamentos foram realizados na primeira quinzena de novembro e visaram a excelência na qualidade do atendimento, além da redução de custos com manutenção dos aparelhos. Índices de conceito ótimo para os cursos variaram de cerca de 60% a mais de 80%.

A excelência na qualidade do atendimento de saúde passa, não só pela adequação das instalações, equipamentos e condições de trabalho das equipes, como pela qualificação dos profissionais que o realizam. Atento a este aspecto, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu durante o mês de novembro, um ciclo de treinamento para sua equipe de enfermagem. Realizados em três etapas, os cursos ocorreram entre os dias 5 e 7, 12 e 14 e 19 a 21. O objetivo foi atualizar os profissionais no uso de equipamentos hospitalares utilizados no atendimento direto ao paciente.

A avaliação pelos participantes superou as expectativas dos organizadores. Os índices de conceito ótimo beiraram 60% e chegaram a 83%, dependendo do quesito e curso. Dos cerca de 370 profissionais de enfermagem que lidam diretamente com o atendimento ao paciente, quase 40% (133), participaram.A gerente de Enfermagem do HGG, Natálie Alves explica que outros treinamentos virão, visto que a intenção é a implantação no Hospital de um programa de educação continuada. “Mas esperamos que os participantes atuem como multiplicadores de informação.”

Além da melhoria da qualidade da assistência, o curso visou, conforme Natálie Alves, a redução de danos no uso e a necessidade de manutenção dos equipamentos. “Aperfeiçoamos a assistência ao paciente, padronizamos as técnicas utilizadas na execução dos procedimentos e, ao mesmo tempo, buscamos a racionalização dos gastos de recursos públicos, visto que esses são a fonte de custeio das despesas com consertos das máquinas.”

O primeiro curso, realizado no início do mês, foi ministrado pelo cardiologista Antônio Malan Cavalcante Lima e a enfermeira especialista em cardiologia Ranielle de Lima Silva. Eles explicaram sobre o funcionamento do aparelho para realização de eletrocardiogramas. Entre os dias 12 e 14, os fisioterapeutas Débora Monteiro da Silva e Kemil Rocha abordaram sobre ventilação mecânica.

Entre os dias 19 e 21, foi realizado o terceiro e último curso, sobre cardioversor/desfibrilador, monitor cardíaco e bomba de infusão. Palestraram os enfermeiros Fernanda Resende Carneiro, do HGG; Fernanda Rossi, da empresa Vanguarda Equipamentos Hospitalares; e Allan da Silva Lino, Bruno Fonseca e Rejane Mattiazzo, da Terumo. Também atuou como instrutor o tecnólogo André Rosso, do Departamento de Engenharia Clínica do HGG.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700