Goiânia, 23 de agosto de 2017    




Notícias

(05/12/2012) HGG recebe doações de sangue nesta quinta-feira, 6 de dezembro

Hospital Alberto Rassi abrirá as portas para os doadores, das 8 às 16 horas. Coleta será feita pelo Hemocentro de Goiás. A ação inédita visa abastecer o banco de sangue, que fica com estoque reduzido no final de ano

O Hospital Alberto Rassi – HGG vai abrir as portas nesta quinta-feira, dia 06 de dezembro, para receber doadores de sangue. No final de ano, poucas pessoas vão até o Hemocentro de Goiás (Hemogo) fazer doações, o que ocasiona uma queda de até 40% em seus estoques. Para tentar reduzir este impacto, o banco de sangue do Estado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do hospital, vão promover uma ação inédita de captação na própria unidade de saúde: a campanha “Sou amigo de sangue do HGG”.

Os interessados em fazer a doação deverão comparecer entre 8 às 16 horas, à portaria A, localizada na Avenida Anhanguera. Eles receberão um crachá especial de doador de sangue. O Hemocentro montará estrutura para fazer a coleta de até quatro doadores simultaneamente e a ação vai contar com uma equipe composta por 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

“A coleta de sangue no HGG atrairá um público diferente do acostumado a ir ao Hemocentro. Por isso, além das bolsas que serão doadas na quinta-feira, sem dúvida as pessoas se sensibilizarão para a causa e procurarão o banco de sangue em outras oportunidades, para contribuir com o hospital”, disse a coordenadora de coleta de sangue do Hemogo, Katiuscia Christiane Freitas.

Para viabilizar a coleta de sangue no HGG, o Idtech improvisou uma área no hospital, com quatro salas, que servirá de estrutura para cumprir todas as etapas da coleta: cadastro, pré-triagem, triagem, captação e lanche. “Todas as providências foram tomadas, como por exemplo, a climatização da sala onde será a coleta do sangue”, disse o diretor administrativo, Alessandro Purcino.

A campanha também vem para mostrar a necessidade do uso do sangue, que é impossível de ser comprado ou produzido, para a realização dos procedimentos de saúde. Para se ter uma ideia, são consumidos cerca de 3.500 bolsas de sangue por ano no HGG, mas apenas 400 pessoas vão até o Hemocentro para doações encaminhadas por este hospital.

“O paciente não precisa e nem é obrigado a fazer com que seus amigos e parentes doem sangue. Mas vamos fazer um trabalho permanente de conscientização para que este público desperte para a necessidade deste ato solidário”, explica a biomédica responsável pela agência transfusional do HGG, Emylia Locatelli.

Fonte: IDTECH / HGG





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700