Goiânia, 28 de junho de 2017    




Notícias

(18/01/2013) Conselho de Excelência promove primeira reunião de 2013

Conselheiros do Hospital Alberto Rassi – HGG estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 17. Representantes das organizações sociais gestoras do Hugo e do HDT também participaram

Os conselheiros de Excelência do Hospital Alberto Rassi – HGG estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 17 de janeiro, no auditório da unidade de saúde. Processo de acreditação, autonomia das organizações sociais e contrato de gestão foram os principais assuntos discutidos. O encontro também teve a presença de representantes das organizações sociais gestoras do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT).

O presidente do Conselho de Excelência, Nion Albernaz, iniciou a reunião com uma síntese da evolução do ser humano. “É a vontade de vencer as dificuldades que fizeram o homem se desenvolver”, disse. Para ele, a acreditação dos hospitais públicos, algo semelhante ao ISO que afere a qualidade, é um projeto audacioso, mas não impossível. “O Conselho de Excelência está aqui exatamente para ajudar as organizações sociais a atingirem os seus objetivos”, destaca.

Os itens do manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA) foram lidos e discutidos pelos conselheiros. “A gestão do HGG já vem no sentido de contemplar a acreditação, estamos trabalhando para isso”, disse o coordenador executivo do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), José Cláudio Romero. Para Nion, o engajamento de todos os colaboradores do hospital é um dos principais desafios para se chegar ao nível de excelência buscado pelas organizações sociais e Secretaria de Estado da Saúde.

O coordenador de Regulação Assistencial do Idtech, Rafael Gouveia Nakamura, pediu o apoio ao conselheiro de excelência Nion Albernaz para que o conceito da gestão por organizações sociais fosse propagado também em outras áreas. “O governador e o secretário de Saúde apostam nesse modelo, mas ainda existem dentro do governo alguns que ainda não acreditam, o que acaba dificultando o trabalho das entidades”, explica. O Conselho ficou de dar respaldo nesse sentido.

O diretor clínico do HGG, Antônio Carlos Ximenes, citou a necessidade de integração entre as unidades de saúde para cobrir as demandas da população. Essa cooperação técnica já ocorreu entre o Hospital Alberto Rassi e o Hugo. O diretor geral do Hugo, Ciro Ricardo Pires de Castro, argumentou também que as organizações sociais precisam de autonomia, principalmente no que se refere à gestão de pessoas.

Ao final da reunião, foi exposta a dificuldade para a realização dos investimentos nos hospitais públicos, já que o contrato com a Secretaria é de custeio e manutenção. Rafael Nakamura lembrou que a renovação dos contratos com as organizações sociais está próxima e que é a oportunidade para que sejam também para investimentos e obras. O Conselho de Excelência ficou de levar a proposta para o poder público.

Também participaram da reunião o diretor geral do HGG, André Braga; o diretor de Relações Institucionais do HDT, Ailton Ribeiro; a chefe de gabinete da SES, Lorena Dayrell e os conselheiros Nabyh Salum, Luiz Rassi e Walterli Guedes.

Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700