Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(28/01/2013) HGG recebe novos equipamentos para combater cálculo renal

Já está em uso no Hospital Alberto Rassi dois ureterorrenoscópios, que permitem um procedimento com menos dor ao paciente, por meio de endoscopia

O Hospital Alberto Rassi - HGG é um dos três hospitais públicos de Goiânia que fazem tratamento para combater cálculos renais por meio da endoscopia. Para isso, é utilizado um equipamento chamado de ureterorrenoscópio, permitindo ao médico uma visão digitalizada e nítida, sendo um procedimento menos invasivo. Neste mês, dois destes equipamentos chegaram ao hospital e vai atender a demanda dos pacientes da seção de Urologia e os pacientes já estão satisfeitos com a aquisição.

Foram investidos R$ 40.600 nos novos ureterorrenoscópios. De acordo com o diretor geral do HGG, André Braga, já existia um aparelho na unidade de saúde, mas estava estragado por conta do tempo de uso e sua manutenção era inviável. "Além do Alberto Rassi, apenas Hospital das Clínicas e Santa Casa utilizam essa técnica por meio do SUS. O procedimento utiliza vias endoscópicas no tratamento para cálculos renais, o que proporciona um pós-operatório menos dolorido e com recuperação mais rápida para o paciente", explica o médico.

O instrumento tem um sistema composto por fibra ótica que captura as imagens e um processador que as convertem em alta resolução num monitor no centro cirúrgico. A cirurgia por meio desta técnica endoscópica não exige cortes como nas cirurgias comuns e utiliza o canal da uretra para o procedimento.

Elogio
A Ouvidoria do HGG recebeu um elogio da mãe do paciente Isaque Martins de Almeida. Elza de Almeida agradeceu o empenho dos gestores do hospital na aquisição dos ureterorrenoscópio, “um equipamento que tanto vai beneficiar seu filho, como muitas pessoas que aguardam pela cirurgia”, disse.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700