Goiânia, 27 de maio de 2017    




Notícias

(29/01/2013) Hospital Alberto Rassi é campeão de satisfação

Dos hospitais transferidos para OSs no atual governo, o HGG foi o primeiro colocado em 9 de 10 quesitos avaliados pela pesquisa Serpes, encomendada pelo Estado e divulgada nesta terça-feira, dia 29 de janeiro. Em 2 quesitos, o Hospital superou todas as unidades hospitalares

Entre os hospitais públicos estaduais transferidos para Organizações Sociais no atual governo, o Hospital Alberto Rassi – HGG foi o primeiro colocado em 9 de 10 quesitos avaliados pela Pesquisa Serpes, encomendada pelo Estado e divulgada nesta terça-feira, dia 29 de janeiro, no Palácio das Esmeraldas. Em 2 quesitos – Segurança e Rouparia e Hotelaria – o HGG superou inclusive os hospitais que já nasceram sob a égide dos contratos de gestão (Huana, Hurso e Crer), ficando em primeiríssima colocação. A divulgação do resultado da pesquisa pelo governador Marconi Perillo e pelo secretário Estadual de Saúde, Antônio Faleiros, foi feita em reunião com representantes de todas as Organizações Sociais (OSs) e a imprensa.

O resultado foi comemorado pela coordenação do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), OS gestora do Hospital, como a demonstração de que a instituição está no caminho certo. O diretor de Ensino e Pesquisa do HGG, Marcelo Rabahi, que falou em nome da coordenação do Idtech na reunião, agradeceu o apoio do governo e da SES à gestão do HGG, que está vencendo o desafio de ter sido a primeira unidade hospitalar a migrar para o novo modelo de gestão. Marcelo Rabahi citou várias melhorias já empreendidas no Hospital, como o aumento de 40% nas altas hospitalares e a redução em um terço das mortes no centro de terapia intensiva (CTI) e o crescimento de 10% na taxa de ocupação em enfermarias. “Os bons resultados são o reflexo do empenho e do esforço de toda a equipe do Hospital”, salientou.

O diretor lembrou que em 8 dos 10 quesitos, o HGG ficou entre os três primeiros colocados (veja arquivo anexo). O governador Marconi Perillo quis saber como está a obra de construção do novo CTI do Hospital. Marcelo Rabahi respondeu que o cronograma está sendo cumprido e que a obra deve ser concluída dentro do prazo previsto. Os 29 novos leitos de terapia intensiva foram citados pelo governador como uma das melhorias computadas para a rede estadual com os contratos de gestão na entrevista que concedeu à imprensa sobre os resultados da pequisa, logo após a reunião. Marconi Perillo salientou que o resultado da pesquisa, que seguiu metodologia científica e foi feita por um Instituto de credibilidade, só reflete o que ele próprio observou.

“O que diz a pesquisa foi o que vi nas visitas que fiz ao HGG e ao Hugo”, destacou o governador, quando um repórter confrontou os índices com as queixas da população. Marconi Perillo fez um desafio: “Se quiserem podem vir comigo aos hospitais para ter uma visão de que a situação atual das unidades é a mesma apontada no levantamento feito pelo Instituto Serpes”, comentou. “Claro que muita coisa precisa melhorar, mas estamos no caminho certo.” O governador lembrou que o Crer e o Huana são hospitais que já tem vários anos sob os contratos de gestão e é lógico que isso se refletiu no bom resultado destes hospitais. “O dado novo é a satisfação dos pacientes com hospitais antigos, que só agora foram transferidos para as OSs.”

O secretário estadual de Saúde, Antônio Faleiros, comentou que “só não vê a transformação dos hospitais após a gestão por organizações sociais quem não quer”. Ele destacou que as melhorias estruturais, como reformas físicas, normalização do abastecimento de medicamentos e insumos e a pronta manutenção de equipamentos estão “a olhos vistos”. Mas a pesquisa Serpes, segundo o secretário, vem demonstrar aspectos mais subjetivos, relacionados à satisfação do usuário. “O índice de 90% de satisfação obtidos em pouco mais de seis meses é extremamente positivo e creio que em dois anos, teremos todos os hospitais no padrão do Crer, melhor colocado na pesquisa por ser o mais antigo sob o modelo de gestão.”

O presidente dos Conselhos de Excelência dos Hospitais e do Conselho de Excelência do HGG, Nion Albernaz, disse que têm trabalhado com os demais conselheiros junto às unidades hospitalares para que todas obtenham até o final deste ano a certificação de excelência da qualidade do atendimento conferido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O governador pediu a palavra e anunciou que será instituído um prêmio em dinheiro para o Hospital gerido por OS que apresentar o melhor resultado de gestão. Os recursos deverão ser investidos no Hospital ganhador. Os indicadores utilizados na avaliação ainda serão definidos. O governador adiantou que novas pesquisas serão realizadas, para acompanhar a gestão dos hospitais.

O coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero reiterou o discurso feito pelo diretor de Ensino e Pesquisa do HGG, Marcelo Rabahi. “O resultado desta pesquisa, bem como outros bons indicadores que estamos obtendo dentro do Hospital, são o reflexo do empenho e do esforço de toda a equipe. Vamos partilhá-lo com cada colaborador e servidor público que contribuiu para que a qualidade do atendimento ao paciente se materializasse nestes índices”, disse o coordenador. Para José Cláudio Romero, a pesquisa serve de estímulo para buscar resultados ainda melhores. “Muito ainda há que ser feito.”

A pesquisa Serpes foi feita em sete hospitais da rede pública estadual de saúde geridos por OSs, entre 21 de dezembro e 11 de janeiro. Foram entrevistadas 1.300 pessoas entre acompanhantes de pacientes e os próprios usuários atendidos nas unidades. O Instituto efetuou 200 entrevistas presenciais em cada hospital, com exceção do Hurso, onde foram ouvidos 180 usuários, e do HDT, com 120. Ao final da solenidade, Marcelo Rabahi entregou ao governador Marconi Perillo um exemplar do anuário Análise Saúde – Os mais admirados da medicina, da editora Análise Editorial, que relaciona os hospitais mais lembrados por médicos e indicados por estes aos seus pacientes. O Hospital Alberto Rassi – HGG aparece no anuário ao lado do Hospital Albert Einstein.


Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Hospital Alberto Rassi é campeão de satisfação
  • Hospital Alberto Rassi é campeão de satisfação
  • Hospital Alberto Rassi é campeão de satisfação
  • Hospital Alberto Rassi é campeão de satisfação
  • Hospital Alberto Rassi é campeão de satisfação
  • Hospital Alberto Rassi é campeão de satisfação
  • Hospital Alberto Rassi é campeão de satisfação







ARQUIVOS ASSOCIADOS:






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700