Goiânia, 24 de abril de 2017    




Notícias

(11/03/2013) Colaboradores do HGG aprendem a força do trabalho em equipe

Workshop que aconteceu no sábado (11 de março) trouxe dinâmicas de grupo e reflexões sobre o cotidiano das relações de trabalho e do atendimento

O sábado do último dia 10 de março estava limpo e sem nuvens. Mesmo assim, cerca de trinta colaboradores do Hospital Alberto Rassi – HGG, todos de áreas de atendimento, estavam fechados dentro do auditório mais preocupados com apenas uma coisa: vencer os colegas em uma competição de times. A dinâmica de grupo foi apenas uma das ferramentas do workshop O Pensar e o Agir no Atendimento, que levou descontração, mas também reflexão sobre o trato com os pacientes do hospital.

Na dinâmica descrita, a mediadora Elayne Hungria simulou que os grupos representavam áreas diferentes de uma grande empresa e, sob o lema “Ganhe o máximo que puder”, os times bolavam estratégias e apostavam uns contra os outros. Ao final, apesar de um dos times ter vencido os outros, a empresa saiu no prejuízo. A dinâmica serviu para esclarecer que quando os departamentos competem entre si, a instituição perde, e que o melhor é a cooperação e o trabalho em conjunto. Somente deste modo todos ganham o máximo que podem.

Além disso, a técnica serviu também para expor que, em momentos como este, sempre surgem as culpas impostas a outros, mas que isso não muda a realidade da empresa. Elayne explica que as pessoas devem rever os próprios erros e a reconhecê-los, ao invés de apontar dos outros. “Fomos educados para a competitividade e agimos de forma individual. Mas pensar coletivamente é a melhor estratégia para a sustentabilidade. Isso não quer dizer ser bonzinho”, ensina.

“Fazer só a sua parte não adianta. Como no exemplo da dengue. Se eu cuidar só da minha casa, ainda assim eu posso ter dengue. Temos que conscientizar as outras casas, as outras ruas. Assim também é no trabalho”, diz ela. “Aprendi a ter mais dedicação, mais profissionalismo e mais segurança”, afirma Sandra Garcia Torres, do Fluxo Ambulatorial. “Estou há 15 anos no HGG e é a primeira vez que vejo uma iniciativa como essa”, relembra Elza Helena da Silva, do Setor de Odontologia para Pacientes Especiais.

Outras turmas
O Hospital irá promover mais duas turmas, nos dias 16 e 23 de março. O evento tem o objetivo de sensibilizar os colaboradores a buscar a qualidade e a excelência no dia a dia, além de ter uma melhor postura frente ao paciente do hospital, gerar uma mudança de comportamento e trabalhar a empatia.

A mediadora Elayne Hungria explica que somente o workshop de oito horas não gera uma mudança de comportamento, mas que desperta os colaboradores a mudanças. O HGG também pretende fazer um trabalho de educação continuada para aprimorar o atendimento cada dia mais.
Elayne explica que o workshop tratará de assuntos como autoestima, saúde, qualidade de vida, relacionamentos no trabalho e na família e escolhas de carreira. Todo o workshop é centrado em técnicas e dinâmicas de grupo realizadas de forma lúdica, ou seja, não é uma palestra que os colaboradores assistem sentados.

Benefícios
Eliana Pereira Silva, da Seção de Desenvolvimento do HGG, ressalta que a participação no workshop prova o comprometimento do colaborador em realmente fazer um hospital melhor para o SUS. O foco na formação também é prova de que o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) investe nos colaboradores.

Quem participar ainda terá direito ao vale-transporte e à alimentação. Serão servidos dois lanches e um almoço durante o workshop. Os efetivos têm direito à folga, a ser negociada com o chefe imediato e o Setor de Recursos Humanos.

Participarão do evento os colaboradores da área de atendimento do Fluxo Ambulatorial, Núcleo Interno de Regulação - NIR, Seção de Segurança, Transporte, Recepção e Segurança, Setor de Odontologia para Pacientes Especiais, Hotelaria e Atendentes do Ambulatório.

Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Colaboradores do HGG aprendem a força do trabalho em equipe
  • Colaboradores do HGG aprendem a força do trabalho em equipe
  • Colaboradores do HGG aprendem a força do trabalho em equipe
  • Colaboradores do HGG aprendem a força do trabalho em equipe
  • Colaboradores do HGG aprendem a força do trabalho em equipe
  • Colaboradores do HGG aprendem a força do trabalho em equipe
  • Colaboradores do HGG aprendem a força do trabalho em equipe
  • Colaboradores do HGG aprendem a força do trabalho em equipe
  • Colaboradores do HGG aprendem a força do trabalho em equipe





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700