Goiânia, 23 de junho de 2017    




Notícias

(11/03/2013) HGG vai aumentar vagas para tratamento de deformidade facial

Programa lançado nesta sexta-feira vai elevar até oito vezes o número de cirurgias no hospital. Ministério Público, Reface e Idtech assinaram termo de cooperação

O Hospital Alberto Rassi (HGG) lançou nesta sexta-feira, dia 8 de março, um programa de atendimento que vai aumentar em até oito vezes o número de vagas para tratamento de deformidade facial. Entre os serviços do Programa de Tratamento de Deformidade Facial (Proface), estão a correção de lábios leporinos e das deformidades dos maxilares. A previsão é de que a unidade faça mais de 300 cirurgias este ano.

O Programa é fruto de um termo de cooperação assinado por representantes do Ministério Público, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) – organização social responsável pelo HGG – e Associação de Combate às Deformidades Faciais (Reface). A parceria garantirá atendimento integral e totalmente gratuito a pacientes com deformidades faciais encaminhados pelo SUS.

“Desde muito tempo tentava implantar um programa de saúde bucal em Goiás. No meu último dia frente ao CAO Saúde posso realizar esse projeto no HGG”, disse o promotor Marcelo Celestino. De acordo com ele, o Ministério Público recebeu diversas solicitações para cirurgia bucomaxilofacial. “Esse programa veio para dar dignidade aos pacientes. É uma ação de responsabilidade social, que deve ser seguida.”

Para o promotor Marcelo Celestino, o lançamento do Proface no HGG é gratificante. “Este é o hospital onde mais estive presente e posso dizer sobre a evolução trazida pela organização social, que foi muito acima das nossas expectativas”, elogia. O superintendente da Secretaria de Estado da Saúde, Halim Girade, também abordou sobre a responsabilidade social das organizações sociais. “As organizações sociais estão conseguindo fazer o que a Secretaria não conseguia, que é oferecer cidadania aos usuários. Os hospitais estão se transformando, mas o modelo de contratos de gestão ainda não está consolidado e as parcerias são fundamentais nesse processo”

O secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado, ressaltou que a Secretaria dará todo o apoio necessário ao Programa do HGG. “O que importa é exclusivamente a reabilitação oral dos portadores de deformidades faciais. Esse é um passo muito importante na área de cirurgia bucomaxilofacial”, ressaltou. O cirurgião dentista Fernando Almas, presidente da Reface, destacou que a parceria com o Hospital Alberto Rassi é a realização de um sonho. “Agradecemos a oportunidade de levar tratamento multiprofissional e cirúrgico à população que não tem condições de pagar pelo atendimento.”

A solenidade de lançamento do Proface também contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Odontologia, Rodrigo Rezende.

O Programa
O usuário interessado em fazer o tratamento, deverá procurar uma unidade básica de saúde para que seja feito o encaminhamento via regulação municipal. “Assim como qualquer tratamento no sistema público, ele deverá obedecer ao fluxo da regulação”, disse o diretor-geral do HGG, André Braga. O programa vale tanto para Goiânia quanto para pacientes do interior do Estado.

O Programa do HGG tem como meta inicial realizar 25 cirurgias mensais, número que pode dobrar com a evolução do programa. Em Goiás, existe uma demanda reprimida de cerca de 400 pacientes com deformidades faciais. “O Proface vem para atender essa demanda no Centro-Oeste e incrementar o Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do HGG. Em 2011, foram apenas cinco cirurgias realizadas durante todo o ano. Em 2012, foram 39”, informa o diretor-geral do hospital, André Braga.

Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • HGG vai aumentar vagas para tratamento de deformidade facial
  • HGG vai aumentar vagas para tratamento de deformidade facial
  • HGG vai aumentar vagas para tratamento de deformidade facial
  • HGG vai aumentar vagas para tratamento de deformidade facial
  • HGG vai aumentar vagas para tratamento de deformidade facial
  • HGG vai aumentar vagas para tratamento de deformidade facial





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700