Goiânia, 25 de abril de 2017    




Notícias

(25/03/2013) Idtech leva inclusão digital a crianças especiais

Quarta edição do projeto Solidariedade.ponto.com alegra assistidos da Ascep

No dia 21 de março último, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) comemorou o Dia Mundial da Síndrome de Down e levou para a Associação de Serviço a Criança Especial de Goiânia (Ascep) o Projeto Solidariedade.ponto.com. Ele consiste em levar inclusão digital a quem, por limitações físicas ou financeiras, não tem acesso a computadores.

“Os meninos têm uma rotina limitada. Quando quebramos essa rotina, damos uma nova capacidade a eles de enxergar o mundo. Eles têm com isso novas oportunidades. Novos horizontes se abrem”, explica o psiquiatra da Ascep, Henrique do Prado Cabral. “Será um dia inesquecível para eles. Vai ficar na memória de cada um”, afirmou a diretora administrativa da Ascep, Janete Maria Ceciliano.

Logo cedo, crianças e adolescentes assistidas pela Ascep já estavam acessando os três computadores montados para o projeto e aproveitando os vídeos, músicas infantis e jogos de cores. Uma equipe de voluntários da Assessoria de Tecnologia da Informação e da Gerência de Serviço Social do Idtech acompanhou os moradores e alunos da casa.

Foi quarta vez que o Projeto Solidariedade.ponto.com levou inclusão para portadores de deficiência mental e/ou múltipla. A gerente de Serviço Social do Idtech lembrou que, mesmo num mundo em que os computadores estão em todos os ambientes, para algumas destas crianças, eles ainda são inacessíveis. “Com esta ação eles podem ver que são capazes de interagir e até de socializar com outras crianças”.

A instituição

A Ascep, fundada há 26 anos, realiza atendimentos nas áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, musicoterapia, psiquiatria, odontologia e pedagogia. Oferece também atividades laborativas e recreativas. Tem como missão acolher a pessoa com deficiência intelectual, motora e, ou múltipla, com lesões moderadas, múltiplas e severas, de família que vive na vulnerabilidade socioeconômica e cultural.

O projeto

A primeira edição Solidariedade.ponto.com foi em setembro de 2010, na pediatria do Hospital Araújo Jorge. Também já foram beneficiados com o dia de inclusão o Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae), Instituto Batuíra de Saúde Mental, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Aparecida de Goiânia, Vila São Cottolengo, Cevam e Condomínio Sol Nascente.

Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Idtech leva inclusão digital a crianças especiais
  • Idtech leva inclusão digital a crianças especiais
  • Idtech leva inclusão digital a crianças especiais
  • Idtech leva inclusão digital a crianças especiais
  • Idtech leva inclusão digital a crianças especiais
  • Idtech leva inclusão digital a crianças especiais





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700