Goiânia, 18 de outubro de 2017    




Notícias

(03/04/2013) Conselho de Excelência discute remuneração de médicos preceptores

Deputado estadual Helio de Sousa foi convidado a participar de reunião ordinária nesta terça-feira, dia 2 de abril, para tratar sobre a qualidade de ensino no HGG

O deputado estadual Helio de Sousa (DEM) participou nesta terça-feira, dia 2 de abril, de reunião ordinária do Conselho de Excelência do Hospital Alberto Rassi – HGG. O parlamentar foi convidado para discutir um antigo projeto de lei enviado para a Assembleia Legislativa que trata sobre a renumeração dos médicos preceptores. O encontro teve também a presença de oito conselheiros, além do diretor-geral do HGG, André Luiz Braga e o diretor administrativo, Alessandro Purcino.

Em reunião no mês passado, os conselheiros foram informados que uma das dificuldades enfrentadas pelo HGG, única unidade credenciada como hospital ensino no Estado, é não ter formas de remunerar o médico que além da assistência aos pacientes, também se dedica em orientar os residentes médicos. De acordo com o conselheiro Antônio Carlos Ximenes, já tramitou na Assembleia um projeto de Lei que atenderia essa necessidade.

O deputado Helio de Sousa disse que vai tentar localizar o projeto e se for necessário, fará um anteprojeto com as adequações jurídicas necessárias e com o estudo de viabilidade e do impacto financeiro ainda neste mês. O documento seria então encaminhado para o Gabinete Civil. “Podemos fazer isso de forma detalhada, para levarmos o quanto antes para o governador. É um assunto de interesse do Estado, que visa a qualidade da saúde pública e no meu entendimento será prontamente atendido”, considerou o parlamentar.

De acordo com o presidente do Conselho de Excelência, Nion Albernaz, o posicionamento e a boa vontade do deputado dão esperanças de que o problema será logo solucionado. “O projeto atenderá não só o HGG, mas como os outros hospitais que também recebem alunos de residência médica”, explica. Para o professor, o Hospital Alberto Rassi só chegará ao nível de excelência se houver qualidade de ensino e valorização da sua mão de obra. O chefe de neurologia do HGG, José Alvarenga, também foi convidado a participar da reunião. Ele foi um dos autores do pré-projeto encaminhado para a Assembleia, em 2003. O médico repassará todas as informações para o deputado para a análise.

O diretor geral do HGG, André Braga, considerou que é preciso motivar a área de ensino da instituição e uma das formas é estabelecer parcerias com as duas maiores universidades de Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás). O conselheiro de excelência e vice-reitor da UFG, Eriberto Bevilaqua Marin, colocou-se a disposição para discutir as formas de contribuir com a capacitação dos profissionais da área da saúde, assim como o conselheiro Lorenzo Lago, que é chefe de gabinete da PUC Goiás.

Homenagem
Ao final da reunião, o conselheiro Valterli Guedes convidou os demais participantes para uma homenagem ao conselheiro Luiz Rassi, um dos fundadores do Hospital Alberto Rassi, que completa 96 anos no próximo dia 5. Todos cantaram parabéns e felicitaram o médico pioneiro.

Fonte: IDTECH / HGG





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700