Goiânia, 23 de junho de 2017    




Notícias

(08/04/2013) Conselheiros locais de saúde recebem qualificação para fiscalizar gestão do HGG

O Conselho Municipal de Saúde realizou neste sábado, 6 de abril, em parceria com o Idtech, seminário para capacitação de conselheiros locais do Hospital Alberto Rassi - HGG. HGG é o primeiro hospital estadual em contrato de gestão a incentivar o controle social

Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Organização Social gestora do Hospital Alberto Rassi – HGG, o Conselho Municipal de Saúde de Goiânia realizou ontem, 6 de abril, véspera do Dia Mundial da Saúde, o I Seminário de Educação Permanente para Conselheiros Locais de Saúde da unidade. Em dez horas de palestras, oficinas e grupos de trabalho, realizadas no Augustu’s Hotel, no Centro, os conselheiros tiveram a oportunidade de se inteirar melhor sobre o papel que eles podem exercer em favor da melhoria da qualidade da assistência aos pacientes do Hospital, o primeiro entre os geridos por OS a incentivar o controle social.

“O resultado foi excelente”, avaliou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Venerando Lemes, que acumula o cargo de presidente do Conselho Estadual de Saúde. “Os conselheiros não só terão uma visão melhor de seu papel, como conseguirão direcionar de forma mais adequada a sua atuação, reduzindo conflitos e ampliando os resultados do trabalho.” Para a presidente do Conselho Local de Saúde do HGG, Stefânia Nolasco, o curso está sendo de extrema importância pelo fato de o hospital ser uma unidade terciária, mais complexa, exigindo uma maior compreensão e preparo do conselheiro. “Os conselheiros têm que conhecer toda a rede. Se não souberem como o SUS funciona, como vão fiscalizar?”

O diretor administrativo do Hospital, Alessandro Purcino, avaliou o seminário como um momento mais amplo do que as reuniões de conselhos locais. “Aqui, vemos que os conselheiros discutem problemas fora dos muros da instituição. Conseguimos aqui capacitá-los para discutir os rumos da Saúde, do SUS, sua imperfeições, diagnósticos e encaminhamentos para melhoria”, disse. Para o diretor-geral do Hospital, André Braga, os conselheiros saíram do evento conscientes de seu papel na construção coletiva e no Conselho de Local de Saúde. Entre os participantes, um sentimento foi unânime: de que eventos como este precisam acontecer mais vezes.

O seminário promovido pelo CMS faz parte de programa de educação permanente para qualificar conselheiros locais de saúde, tornando-os aptos a deliberar sobre as políticas em sua área de atuação. Com agentes capacitados para exercer seu direito constitucional ao controle social, o Conselho contribui para a promoção da melhoria da qualidade de vida e da assistência à saúde. “O Idtech fez questão de apoiar a iniciativa porque entende a importância da participação social na fiscalização dos investimentos e da gestão de serviços públicos”, observa o coordenador executivo do Instituto, José Cláudio Romero.

Em 2011, o Instituto editou material educativo orientando sobre o tema e as ferramentas disponíveis para facilitar o controle social. Desde a sua fundação, o Idtech facilita o acesso do cidadão às informações sobre seus contratos de gestão com a administração pública. Além de prestar contas aos órgãos fiscalizadores, mantém em seu site seção de transparência onde estão lançadas todas as prestações de contas destes contratos.

O Instituto também tem participado ativamente dos eventos relacionados ao controle social. Colabora na organização da Conferência Municipal de Saúde desde 2007, evento que coordenou em 2011, quando elegeu delegados para a Conferência Nacional de Saúde. No mesmo ano, também participou das Conferências sobre Transparência em Goiânia e Aparecida. E logo que assumiu a gestão do HGG, abriu as portas ao Conselho Municipal de Saúde e apoiou a criação do Conselho Local dentro da unidade.

O CLS-HGG foi criado no dia 29 de junho de 2012. Legalmente respaldado por meio da Lei Municipal nº 18, de 18 de outubro de 1993, é composto por 36 membros, sendo 28 representantes do segmento dos usuários, 14 dos Trabalhadores em Saúde e 14 dos Gestores/Prestadores da Saúde. Stefânia Nolasco assinala que o Conselho tem sido visto como modelo e informa que recentemente atendeu convite de dois hospitais públicos estaduais para demonstrar a experiência vivenciada no HGG. “Tenho dito, mas constatei nessas visitas, que estamos muito a frente das demais unidades de saúde neste quesito”, comentou.

Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700