Goiânia, 24 de abril de 2017    




Notícias

(15/04/2013) Meninas do Cevam têm tarde mágica ao lado de Aladdin e Jasmine

Elas foram assistir à peça, baseada em “As mil e uma noites”, no Teatro Goiânia, por meio do projeto Plateia Social

Vinte e duas meninas do Centro de Valorização da Mulher (Cevam) tiveram um dia de fantasia neste domingo, 14 de abril. Elas foram assistir à peça “Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa” no Teatro Goiânia e saíram se lá maravilhadas, principalmente com o personagem principal e o tapete mágico, que flutuou acima do palco. O projeto Plateia Social, ação de responsabilidade social do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), levou a perspectiva de igualdade e as fez esquecer o histórico de violência doméstica, abuso e abandono.

Antes de entrar no teatro, a expectativa era grande, especialmente para Jéssica, recém-chegada à Goiânia e que nunca tinha ido a um espetáculo. A amiga, a xará Jéssica, sempre a seu lado, dava apoio e contava sobre as duas vezes que havia ido ao teatro, também por meio do projeto Plateia Social, para assistir “O menino que vendia palavras” e “Disney Live! Três contos clássicos”.

As amigas trocavam impressões ainda durante o lanche, oferecido pelo Castro’s Hotel, parceiro do projeto. Elas também estavam encantadas com o lobby do cinco estrelas o que fez Jéssica, a novata do projeto, ficar ainda mais encantada com a capital goiana. “Tudo o que eu estou vendo aqui é muito lindo”.

A presidente do Cevam, Maria Cecília Machado, aplaude a iniciativa do projeto, que participa mais uma vez. “O Plateia Social traz igualdade. Elas se sentem iguais a quaisquer outras crianças e adolescentes. Elas veem que o mundo tem coisas boas e bonitas”, relata. Ela conta ainda que as meninas fizeram cabelo e maquiagem especialmente para o evento.

“Podemos com isso mostrar que elas podem ter acesso às coisas legais da vida”, cita Roberta Vêncio, coordenadora de eventos do hotel. Ela destacou a história do hotel, de constante apoio às artes e acha fantástica a ideia de dar essa oportunidade às meninas. No lobby, elas adoraram os refrigerantes, as tortas salgadas e, principalmente, o bolo de chocolate.

Danielle e Sônia Limiro, voluntárias do Cevam, participavam pela primeira vez do projeto Plateia Social. “É muito gratificante ver como estão felizes”, afirmou Sônia, que já colabora com o Cevam há dois anos e levou projetos como sala de informática e oficina de bijuterias à instituição.

A peça
O musical “Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa” estreou em março, em Aracaju, e passou por Salvador, Bahia. Depois da temporada goiana, segue para o interior de São Paulo. A peça é baseada em um conto árabe, uma das histórias fantásticas de O Livro das Mil e Uma Noites, que chegou ao Ocidente em 1704, pelas mãos do escritor francês Antoine Galland (1646-1715). “São textos fascinantes, que, ainda hoje, para nós ocidentais, pertencem a um mundo surreal, que conta com tapetes voadores, lâmpadas mágicas, camelos e outros elementos não tão comuns a nossa cultura”, situa o diretor Luiz Roberto Pinheiro.

Esta foi a segunda edição do projeto Plateia Social em 2013. A primeira ocorreu no dia 22 de março e beneficiou 30 moradores do Residencial Jardins do Cerrado, que tiveram a oportunidade de conhecer a beleza do teatro por meio de uma peça cujo tema faz parte do cotidiano dos relacionamentos: o ciúme. Eles assistiram no Teatro Sesi, o renomado espetáculo “Ninguém é de Ninguém”. A coordenador do Projeto, Lili Moreira, destaca a importância da iniciativa que tem propiciado lazer e cultura a pessoas excluídas desse meio. “Cada edição é um presente, para eles e para nós, que os acompanhamos. São visíveis os efeitos positivos na vida destas pessoas.”

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700