Goiânia, 28 de julho de 2017    




Notícias

(15/04/2013) Idtech comemora Dia Mundial da Voz no Teleconsulta e Complexo Regulador

Ação contará com exercícios de aquecimento vocal e conscientização por meio do teatro

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) comemora nesta terça-feira (16/04) o Dia Mundial da Voz. Para lembrar os profissionais que precisam dela para trabalhar, a organização social fará uma série de ações como exercícios de aquecimento vocal, conscientização por meio do teatro e sorteio de frutas ideais para o cuidado com a laringe.

De acordo com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz, cerca de 70% dos trabalhadores utilizam a voz como instrumento de trabalho. Os agentes de atendimento de call centers estão entre os profissionais que precisam essencialmente da fala, pois trabalham seis horas seguidas (sem considerar os três intervalos obrigatórios) ao telefone.

Uma das atividades do Dia Mundial da Voz acontecerá com as professoras de fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Lilian Moura e Tânia Ribas, juntamente com alguns alunos do curso. Eles farão uma oficina de aquecimento vocal com os agentes de atendimento da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta de Goiânia e do Complexo Regulador. Os eventos acontecerão em todos os turnos, das 5h até às 18h, e serão curtos, no máximo 15 minutos, para não atrapalhar o andamento dos trabalhos.

A oficina terá atividades de alongamento corporal, respiração, motricidade orofacial além de exercícios vocais. “Os profissionais devem se aquecer antes de utilizar a voz, assim como um esportista faz alongamento”, ensina Tânia. Ela recomenda ainda exercícios físicos, especialmente no pescoço e ombros, para distensionar a musculatura, beber água em temperatura ambiente, evitar tosses e pigarros e não utilizar a voz em intensidade elevada.

Não ingerir alimentos muito gordurosos ou condimentados e evitar cigarros e álcool são mais algumas das recomendações para cuidar da voz. Por isso, o Idtech fará um sorteio de um cesta de frutas para um agente de atendimento em cada turno e em cada posto de trabalho.

Teatro conscientizador

A comemoração também contará com uma performance dos atores Clegis de Assis Silva e Marco Pantaleão, da companhia teatral Cia 3 Clown. Eles farão um esquete de situações cômicas contando um pouco da rotina de um atendente de call center, o Senhor Jingle, que em seu cotidiano negligencia os cuidados com a voz e acabam repercutindo no trabalho. O quadro, de 12 minutos, foi feito especialmente para a comemoração do Dia Mundial da Voz no Idtech.

A Cia 3 Clown surgiu há três anos com uma proposta de trabalho na faculdade. Os três integrantes se conheceram para fazer a matéria Oficina do Espetáculo, fizeram uma esquete e desde então o grupo não se separou. Além disso, Clegis já trabalha no teatro há 16 anos e com pesquisa na área há 11.

Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700