Goiânia, 25 de maio de 2017    




Notícias

(19/04/2013) Teatro e palestras conscientizam sobre o cuidado com a voz

Dia Mundial da Voz foi comemorado nesta terça-feira, dia 16, nos postos de trabalho gerenciados pelo Idtech. Equipe da PUC-GO esteve na sede do Teleconsulta

O Dia Mundial da Voz, 16 de abril, foi comemorado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) com palestras com fonoaudiólogas, apresentações teatrais e distribuição de material informativo. O bom uso da fala é importante para praticamente todos os profissionais, no entanto, é imprescindível para colaboradores que atuam no atendimento de contact Centers, pois estes precisam usar suas cordas vocais para com grande frequência para se comunicar com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Dia Mundial da Voz começou cedo no Complexo Regulador de Goiânia. Antes do sol raiar, às 5h40, os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa distribuíram os panfletos e ressaltaram a importância de prevenir doenças ocasionadas pelo mal uso da voz. Para reforçar os cuidados com essa ferramenta de trabalho dos agentes de atendimento, os atores Clegis de Assis e Marco Pantaleão se apresentaram num esquete (apresentação teatral de dez minutos) cômico.

Os atores, da Cia 3 Clown, abordaram de forma descompromissada situações do dia-a-dia de um agente de atendimento. Enquanto um palhaço encenava a rotina, o outro, o narrador, cortava o barato do pobre do trabalhador, colocando ainda mais dificuldade em suas tarefas. Tudo isso, recheado de dicas para uma voz saudável.

A peça teatral também foi apresentada no Teleconsulta nos períodos matutino e vespertino. Na Central de Atendimento, as professoras Lilian Moura e Tânia Ribas e alunos do curso de fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) orientaram os agentes de atendimento e fizeram exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal, além de fazer tido mundo ler trava-língua para “deixar a língua mais rápida”.

Os exercícios já foram colocados em prática nesta quarta-feira, dia 17. A agente de atendimento do Teleconsulta Cristina Maria de Araújo puxou seus colegas para fazer a série. “No trabalho já deu para sentir a diferença”, disse. A colaboradora, que atua há um ano na Central, elogiou também a peça teatral. “Foi uma atividade diferente e podia ter mais vezes. Eles foram muito engraçados!”, considerou.

A professora Lilian Moura, especializada em Voz, disse que, a iniciativa do Idtech é de extrema importância porque os empregadores, em sua maioria, não costumam ensinar técnicas para o uso da voz, ferramenta indispensável no tele atendimento. “É preciso prevenir doenças e preservar as cordas vocais para evitar que o trabalhador se torne um indivíduo incapaz de realizar suas tarefas”, explica.

Tomar água com frequência (não precisa ser em grande quantidade), articular bem as palavras, evitar alimentos condimentados, leite, doces, café, cigarro e refrigerantes são algumas dicas valiosas para se falar bem. Outra recomendação da fonoaudióloga para os agentes de atendimento: evitar falar ao celular nos horários de intervalo. “Às vezes o colaborador sai do seu posto de trabalho e vai correndo usar o celular. Fuja dessa situação e dê um descanso para a sua voz”, explicou Lilian Moura.

Frutas
Os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), formada pela presidente Marília Jardim e os membros Karla Lelles, Robson Maia da Rocha e Maycon Douglas prepararam cestas de frutas especiais para a saúde vocal dos colaboradores do Idtech. Foram sorteadas 11 cestas, compostas por maçã, maçã verde, abacaxi, kiwi, laranja, pera, ameixa, mexerica, que foram sorteadas no Complexo Regulador, Central de Processamento de Dados (CPD), Teleconsulta, Administração e Central de Informática.


Fonte: IDTECH








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Teatro e palestras conscientizam sobre o cuidado com a voz
  • Teatro e palestras conscientizam sobre o cuidado com a voz
  • Teatro e palestras conscientizam sobre o cuidado com a voz
  • Teatro e palestras conscientizam sobre o cuidado com a voz
  • Teatro e palestras conscientizam sobre o cuidado com a voz
  • Teatro e palestras conscientizam sobre o cuidado com a voz
  • Teatro e palestras conscientizam sobre o cuidado com a voz
  • Teatro e palestras conscientizam sobre o cuidado com a voz





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700