Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(10/05/2013) Pacientes do HGG tiram dúvidas em palestra sobre lúpus

Quem compareceu ao ambulatório do Hospital Alberto Rassi – HGG nesta sexta-feira, dia 10 de maio, para consulta ou exame pode tirar suas dúvidas sobre o Lúpus, em palestra promovida em comemoração ao dia mundial de orientação sobre a doença

Esta sexta-feira, dia 10 de maio, foi um dia diferente para quem compareceu ao ambulatório do Hospital Alberto Rassi – HGG para se consultar ou se submeter a exames. Em atividade promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em comemoração ao Dia Mundial do Lúpus, os pacientes puderam se informar e esclarecer dúvidas sobre a doença por meio de palestra com a reumatologista Eleusa Fleury Taveira. A médica e o diretor clínico do HGG, Antônio Carlos Ximenes, que também é especialista na área, foram bombardeados por muitas perguntas.

O HGG tem aproximadamente 300 pacientes portadores de lúpus em tratamento e realiza 54 consultas por semana, sempre as terças, quartas e quintas-feiras. O acesso às consultas é possível por meio de encaminhamento de outras unidades da rede pública. Alguns dos pacientes estiveram no Hospital para o evento e uma delas, Cristina de Melo Nunes, 42 anos, fez questão de relatar sua experiência. “Descobri a doença quando fiquei grávida. Percorri várias unidades de saúde até chegar aqui e posso dizer que é possível viver bem com a doença, quando se faz o tratamento de forma correta.”

A campanha de esclarecimento sobre o lúpus está sendo realizada pelo Idtech também por meio das redes sociais. Utilizando o meme ´´It’s not Lupus´´, que iniciou e teve o ápice em 2004, com a série médica House, o Idtech fez uma adaptação e está replicando no Twitter e no Facebook a mensagem ´´Maybe it’s lúpus”. Junto com a imagem, está sendo divulgada a mensagem “O lúpus é de difícil diagnóstico e seus sintomas são intermitentes e se assemelham a outras doenças. Conheça o lúpus e converse com seu médico´´. O meme surgiu justamente porque a série exibiu vários episódios em que a doença misteriosa que o protagonista tinha de diagnosticar era lúpus. A recorrência foi tão grande que criaram o meme ´´Its not Lupus´´ ou ´´Its never Lupus´´.

De acordo com a médica Eleusa Fleury Taveira, um dos maiores desafios atualmente é assegurar o diagnóstico precoce da doença, o que torna o tratamento mais eficaz, evitando sequelas como o comprometimento renal. O lúpus pode levar o doente a necessitar de hemodiálise. “Neste sentido, a Faculdade de Medicina, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, está realizando treinamentos anuais sobre doenças reumáticas, entre as quais, o lúpus, para médicos da rede municipal. Isso tem resultado numa triagem mais ágil dos pacientes para a consulta com o especialista”, comenta Eleusa Fleury Taveira.


Fonte: IDTECH / HGG








GALERIA DE IMAGENS DO CONTEÚDO:

  • Pacientes do HGG tiram dúvidas em palestra sobre lúpus
  • Pacientes do HGG tiram dúvidas em palestra sobre lúpus
  • Pacientes do HGG tiram dúvidas em palestra sobre lúpus
  • Pacientes do HGG tiram dúvidas em palestra sobre lúpus
  • Pacientes do HGG tiram dúvidas em palestra sobre lúpus
  • Pacientes do HGG tiram dúvidas em palestra sobre lúpus





IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700