Goiânia, 29 de abril de 2017    




Notícias

(27/05/2013) Goiânia sedia seminário de divulgação do Prêmio ODM Brasil

Evento na Assembleia Legislativa também terá assinatura de termo de compromisso entre o Núcleo Nós Podemos Goiás, coordenado pelo Idtech, e a Associação Goiana dos Municípios (AGM)

No próximo dia 6 de junho, a capital goiana realiza o Seminário de Divulgação da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, evento coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Núcleo Estadual Nós Podemos Goiás. No Estado, o Movimento é coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). O evento acontece a partir das 13 horas, no auditório Costa Lima, na Assembleia Legislativa de Goiás.

O Prêmio ODM Brasil tem a finalidade de reconhecer e valorizar práticas bem-sucedidas realizadas por organizações da sociedade civil e de prefeituras que contribuam para o alcance dos oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). O evento é aberto à população, gestores públicos estaduais e municipais.

As inscrições para a 5ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM) Brasil são gratuitas, estão abertas desde 9 de maio e terminam em 2 de agosto. Podem participar prefeituras municipais e organizações sociais como ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais.

Nesta 5ª edição serão selecionadas 60 práticas e, destas, 30 serão premiadas, desde que obedeçam os seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.

Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios. Destes, 30 serão premiados e receberão um prêmio simbólico, em Brasília, e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM. A cerimônia de premiação ocorrerá em 2014. Para concorrer, basta preencher a ficha de inscrição no site www.odmbrasil.gov.br.

Prêmio ODM Brasil

O Prêmio foi lançado em 2004 para dar visibilidade e reconhecer projetos que ajudam o Brasil a cumprir as Metas do Milênio. O objetivo do governo brasileiro, ao promover o Prêmio é valorizar e reconhecer publicamente os esforços feitos pelas prefeituras e organizações da sociedade civil para o alcance dos ODM, além de subsidiar a construção de um banco de práticas que sirva de referência para a sociedade e para os gestores públicos. Nas quatro edições anteriores foram apresentados 5.097 projetos, dos quais 80 foram premiados.

Os ODM contemplam direitos básicos de cidadania e tratam de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida. São eles:

• Acabar com a fome e com a miséria;
• Educação básica de qualidade para todos;
• Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
• Reduzir a mortalidade infantil;
• Melhorar a saúde das gestantes;
• Combater a Aids,a malária e outras doenças;
• Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
• Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

O evento também terá a assinatura de um termo de compromisso a ser celebrado entre o Nucleo Nós Podemos Goiás, coordenado pelo Idtech, e a Associação Goiana dos Municípios (AGM) para fortalecer a criação de núcleos municipais e regionais de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O presidente da AGM, Cleudes Baré, se comprometeu a repassar aos prefeitos goianos as informações do Prêmio ODM e o Coordenador do Núcleo Nós Podemos Goias, Alex Lima (Idtech), se comprometeu em capacitar a equipe técnica da AGM e os representantes das Regionais.

Estão previstas palestras do assessor da Secretaria Geral da Presidência da República Maurício Dutra Garcia, do secretário de Estado da Saúde, Antônio Faleiros, do superintendente executivo da SES Halim Girade e do secretário municipal de Saúde, Fernando Machado.

As inscrições para participar dos seminários Prêmio ODM podem ser registradas pelo seguinte endereço: http://www.odmbrasil.gov.br/seminariosodm/

Fonte: IDTECH








ARQUIVOS ASSOCIADOS:






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700