Goiânia, 24 de agosto de 2017    




Notícias

(27/05/2013) Pacientes que aguardam há mais de dois anos realizam cirurgia plástica no HGG

Ação Sua Vez, lançada em 25 de março para zerar fila de cirurgias eletivas no Hospital, está contemplando desta segunda-feira, dia 27 de maio, até quarta-feira, 29 de maio, pacientes que aguardam cirurgias plásticas de pálpebras. Mutirões ocorrerão todos os meses, até novembro

Até novembro o Hospital Alberto Rassi – HGG aumentará em 75% o volume de cirurgias plásticas realizadas. A iniciativa faz parte da ação Sua Vez, lançada no dia 25 de março, com o objetivo de reduzir a fila de pacientes que estão à espera de cirurgias eletivas no HGG. Atualmente, somente para a cirurgia plástica, são 724 pessoas. Para operar todos estes pacientes, serão realizados mutirões por subespecialidades, sempre na última semana de cada mês. No primeiro, que está sendo realizado esta semana, estão sendo contemplados idosos que precisam remover excesso de pele das pálpebras.

A ação está sendo possível graças à parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde. Serão operados 30 dos 40 pacientes existentes na fila do HGG para este tipo de cirurgia. Maria Natividade Cruz, de 57 anos, aguarda desde 2010 a chance de corrigir o problema que lhe impede de trabalhar como costureira e tem lhe deixado “de mal com o espelho”. Vaidosa, ela se diz deprimida por causa da pálpebra caída. “Nem tenho mais usado maquiagem e confesso que não gosto de sair de casa.”

A proposta é não só oferecer o tratamento reparador, como também garantir resultados estéticos. “É uma campanha que promove a igualdade social. O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) não tem a mesma facilidade de quem pode pagar para corrigir em sua aparência o que é para ele motivo de insatisfação”, diz o coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do HGG, Wander Mendes. Estão previstos seis mutirões, incluindo o de pálpebras. Durante os dias em que forem realizadas as cirurgias, todas as demais atividades dos cirurgiões plásticos estarão suspensas. Isso inclui o atendimento às consultas. Os pacientes que estão agendados para estas datas serão remanejados.

No mês de junho será o mutirão das orelhas proeminentes, que beneficiará indivíduos de 7 e 30 anos, muitos deles vítimas de bullying. Em agosto, o mutirão terá como alvo os ex-obesos, especialmente os submetidos a cirurgias bariátricas, que precisam remover excesso de pele e resgatar o contorno corporal. Também estão previstos o mutirão de vítimas de queimaduras, em setembro, para reduzir cicatrizes; de mamas gigantes, superiores a 1,5 quilo, em outubro, e de reconstrução de mama, para pacientes amputadas por câncer, em novembro.

A ação Sua Vez na cirurgia plástica foi proposta pela coordenação da especialidade e encampada pelo Idtech que tem procurado, frente à gestão do HGG, estimular o aumento de produtividade dos profissionais ali lotados. “Importante frisar que nos mutirões serão oferecidas cirurgias extras, além das que estão agendadas de rotina”, comenta o diretor-geral do Hospital, André Luiz Braga. O diretor lembra que a produtividade do centro-cirúrgico do HGG era limitada por causa do desabastecimento e da falta de manutenção predial e de equipamentos. “Com as ações estamos tendo um incremento real na produtividade.”


Fonte: IDTECH / HGG





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700