Goiânia, 19 de agosto de 2017    




Notícias

(05/06/2013) Estudantes do Real Conquista visitam Human Bodies com o Plateia Social

Sexta edição do projeto de responsabilidade social do Idtech beneficiará alunos da Escola Municipal Renascer, que residem em bairro construído pelo governo para beneficiar famílias que não tinham acesso à casa própria

Alunos da Escola Municipal Renascer, do Residencial Real Conquista, bairro de habitações de interesse social, terão a oportunidade nesta sexta-feira, dia 7 de junho, de conhecer o corpo humano como nunca se viu. O projeto Plateia Social, ação de responsabilidade social do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e parceiros, os levará para visitar a exposição “Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano”, em cartaz no Goiânia Shopping.

O Instituto é o responsável pelo desenvolvimento de Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) no módulo 9 do Residencial, em parceria com a Agência Goiana de Habitação (Agehab). Promoção das empreas Artbhz Produtora e AB Produções, a mostra é uma aula de ciências como não é possível ver em nenhum livro. Permite conhecer tridimensionalmente a espécie humana e ensina como cuidar da saúde e optar por estilos de vida saudáveis.

Para viabilizar a visita dos estudantes, o Idtech buscou a parceria da Gerência de Marketing do Goiânia Shopping e foi prontamente atendido pela gerente Gisele Leal, com doação de 40 ingressos. O Instituto locou o ônibus que fará o transporte dos 35 alunos e 2 representantes da escola até o local da mostra. Eles serão acompanhados por 2 monitores do Idtech e pela coordenadora do projeto, Lili Moreira. A franqueada da sanduicheria Bob’s, Elisa Calixto, patrocinará o lanche.

Os estudantes foram escolhidos por residirem em um bairro construído pelo Governo do Estado para famílias que não tinham acesso à casa própria. Esta é a 6ª Edição do Plateia Social este ano. Desde que foi lançado, em junho de 2012, o Projeto já beneficiou mais de 3 mil pessoas.

Corpos Humanos reais, preservados para fins educativos e científicos por um processo denominado plastinação, compõem a mostra “Maravilhas do Corpo Humano”. São nove corpos e mais de cem órgãos expostos que ajudarão a conhecer a fundo a estrutura de cada sistema. A exposição é um mergulho por pele e ossos, dos pés à cabeça. Permite ainda ver e compreender as doenças de uma maneira nova, enfatizando problemas de saúde (como câncer de mama e artrite) e esclarecendo sobre danos e lesões a órgãos causados por obesidade e tabagismo. Mais de 20 milhões de pessoas no mundo já tiveram a chance de conferir a mostra, com diferente acervo.

“Maravilhas do Corpo Humano” foi projetada numa grande estrutura. Caminhando pelas galerias, os visitantes se deparam com corpos completos, em poses inusitadas, ilustrando os sistemas numa forma dinâmica. Alguns corpos destacam-se por estarem em posições esportivas, como é o caso da acrobata e do tenista. Espécies de animais também estarão expostas, trazendo um fator ainda mais intrigante à mostra: nossas semelhanças e diferenças.

O coordenador executivo do Idtech José Cláudio Romero ressalta a oportunidade ímpar desta parceria, que vai possibilitar aos estudantes de uma escola pública o acesso a ensinamento de anatomia humana e fisiologia de uma forma didática e totalmente inusitada. Uma professora de ciências acompanhará os estudantes. A mostra desperta ainda para a necessidade de nutrição apropriada, exercícios físicos regulares e a importância de escolhas de vida saudáveis, como evitar o fumo e o álcool.

PLASTINAÇÃO – O método foi criado por um médico alemão e é realizado desde 1970. O espécime é dissecado e submergido em acetona para extrair todos os líquidos corporais. Depois é colocado em um banho de polímero de silicone e vai para uma câmara a vácuo – que substitui a acetona pelo polímero até o nível celular mais profundo. Ao endurecer, a substância deixa o corpo em estado de preservação permanente, com duração infinita. O processo de plastinação de um corpo inteiro chega a demorar um ano – o de um pequeno órgão leva uma semana. Apenas recentemente (2007) o material resultante da técnica ficou disponível para o público, promovendo uma oportunidade única para o aprendizado através do visual.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700