Goiânia, 27 de maio de 2017    




Notícias

(21/06/2013) HGG realiza mutirão para correção de “orelhas de abano”

Em continuidade a programação lançada no dia 27 de maio, com o objetivo de aumentar em 75% o número de cirurgias plásticas realizadas, o Hospital Alberto Rassi realizada de 24 a 28 de junho, mutirão para operar crianças e jovens com orelhas proeminentes

De segunda-feira, dia 24 de junho até sexta-feira, dia 28 de junho, praticamente todos os pacientes que aguardam por cirurgia plástica para correção de orelhas proeminentes serão operados em regime de mutirão pela equipe de cirurgiões plásticos do Hospital Alberto Rassi - HGG. Dos 36 pacientes, 26 serão submetidos aos procedimentos. Seis não foram localizados pelo Hospital, 03 não querem operar agora e 01 ainda não concluiu a preparação para a cirurgia. A ação faz parte dos mutirões mensais que ocorrerão até novembro (com exceção de julho) para atender a maioria dos 692 pacientes na fila.

Os beneficiados são crianças e jovens com idades entre 7 e 30 anos. Muitos sofrem com o bullying por conta do problema. Os mutirões começaram no mês de maio e estão sendo realizados na última semana de cada mês. Eles fazem parte da ação Sua Vez, lançada no dia 25 de março pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde com o objetivo de reduzir a fila de pacientes que estão à espera de cirurgias eletivas no HGG. Dentro da ação, mais de 3 mil pacientes serão operados até julho, ou seja, em quatro meses.

Nos dias de mutirões de cirurgia plástica, as atividades dos profissionais da equipe ficam concentradas no centro-cirúrgico. Os pacientes que têm consultas agendadas são remanejados para outras datas. A previsão da coordenação do Serviço é de que as forças-tarefas resultarão em um aumento de 75% no volume de procedimentos realizados. A cada mês é contemplado uma subespecialidade. O coordenador da especialidade, Wander Mendes destaca que o objetivo é facilitar o acesso aos procedimentos, que são bastante concorridos na rede pública.

Na primeira edição foram operados pacientes que necessitavam de cirurgias para correção de pálpebras caídas. Em agosto, o mutirão terá como alvo os ex-obesos, especialmente os submetidos a cirurgias bariátricas, que precisam remover excesso de pele e resgatar o contorno corporal. Também estão previstos o mutirão de vítimas de queimaduras, em setembro, para reduzir cicatrizes; de mamas gigantes, superiores a 1,5 quilo, em outubro, e de reconstrução de mama, para pacientes amputadas por câncer, em novembro.

A ação Sua Vez na cirurgia plástica foi proposta pela coordenação da especialidade e encampada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do HGG, que tem procurado estimular o aumento de produtividade dos profissionais ali lotados. Desde que o Instituto assumiu a gestão, em 12 de março, tem sido registrado um importante aumento nas cirurgias realizadas no Hospital. “Comparando-se o mês de fevereiro de 2012 (mês imediatamente anterior ao contrato de gestão) com abril de 2013, o aumento foi de aproximadamente 90%”, comenta o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero.


Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700