Goiânia, 26 de abril de 2017    




Notícias

(21/06/2013) HGG promove semana de higienização das mãos

Entre quarta e sexta-feira, dias 26 a 28 de junho, o Hospital Alberto Rassi promove atividades para alertar os profissionais de saúde para a importância deste hábito, que previne a infecção hospitalar e reduz custos da assistência à saúde e os riscos para os pacientes

A partir de quarta-feira, dia 26 de junho, até sexta-feira, dia 28, o Hospital Aberto Rassi – HGG promoverá atividades para alertar os profissionais de saúde da unidade sobre a importância do cuidado com a higienização das mãos. A medida está prevista na Norma Regulamentadora nº 32 (NR nº 32), de Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, e previne a infecção hospitalar, reduz custos com a assistência à saúde e diminui os riscos para os pacientes.

A programação foi elaborada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em conjunto com as Diretorias Administrativa e de Ensino e Pesquisa do Hospital e a Comissão de Controle de Infecção relacionada à Assistência à Saúde (CCIRAS). A proposta é promover o cuidado de forma divertida e curiosa, para que reforçar a conscientização dos profissionais.

Serão realizadas blitze educativas com atores nos ambientes de trabalho e um desafio da higienização das mãos, além da distribuição de folders sobre o tema e porta-adornos para que os profissionais guardem esses adereços antes de assumir os seus postos de trabalho. Os adornos dificultam a correta higienização, aumentam o risco de acidentes de trabalho e podem se tornar fonte de contaminação.

O desafio da higienização das mãos será realizado na porta do refeitório, ambiente frequentado por todos os trabalhadores do Hospital. Os trabalhadores serão convidados a higienizar suas mãos após o uso do gel fluorescente, que funciona como um simulador de sujidades. Caso a higienização das mãos não ocorra de forma ideal, a luz negra em câmara escura evidenciará resíduos restantes.

A câmara escura, uma caixa de madeira com abertura para introdução das mãos e abertura para visualização foi especialmente confeccionada para o evento, seguindo modelo utilizado no Hospital Albert Einstein. “A ideia é fazer com que o profissional perceba que a correta higienização das mãos só é possível seguindo todos os passos recomendados”, comenta a presidente da CCIH, Andrea Spadeto.





Fonte: IDTECH / HGG






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700